ANO: 25 | Nº: 6332
17/05/2017 Cidade

Bagé sedia II Encontro Binacional da Maçonaria

Foto: Divulgação

Carvalho destaca estreitamento de laços entre maçons brasileiros e uruguaios
Carvalho destaca estreitamento de laços entre maçons brasileiros e uruguaios

Em agosto do ano passado, a cidade de Melo, no Uruguai, foi a anfitriã do I Encontro Maçônico Binacional, onde maçons de lojas brasileiras e uruguaias trocaram experiências. Neste ano, Bagé sedia o evento, que acontece na próxima sexta-feira, com a presença de autoridades maçônicas dos dois países.

O venerável mestre da loja maçônica Estrela do Sul nº 84, Telmo Carvalho, informa que o objetivo do encontro é estreitar laços de irmandade entre os maçons do Brasil e Uruguai. Assim, mais de uma centena de pessoas devem participar das atividades, que iniciam com uma recepção aos visitantes, a partir das 17h, no Espaço Neisa.

A partir das 20h, iniciam as palestras ministradas pelas duas maiores autoridades presentes na atividade: Jorge Pedron de Las Lanas, grão-mestre da Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul (GOB-RS) e o vice-grão-mestre da Gran Logia de La Masonería del Uruguay, José Garchitonera.

Carvalho comenta que um dos temas abordados durante o encontro é sobre o papel da maçonaria na assinatura dos tratados de paz da Revolução Farroupilha. A loja anfitriã, Estrela do Sul, inclusive, teve papel fundamental, já que foi fundada em 1841 para mediar o conflito entre republicanos e imperialistas.

Além das lojas de Bagé e do Uruguai, também serão representados os maçons de Venâncio Aires, Rio Pardo, Porto Alegre, Pelotas e Piratini. O encontro é organizado pela loja bajeense e pela uruguaia Dignidad nº 175, de Melo. O evento acontece no Templo Bento Gonçalves, da loja Estrela do Sul nº 84, na avenida Sete de Setembro, 662.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...