ANO: 25 | Nº: 6256
17/05/2017 Cidade

Dois municípios da região estão representados na Marcha dos Prefeitos em Brasília

Foto: Divulgação

Santos está participando com vários prefeitos da Azonasul
Santos está participando com vários prefeitos da Azonasul

Os prefeitos de Aceguá, Gerhald Martens, e de Candiota, Adriano Castro dos Santos, estão participando da 20ª Marcha dos Prefeitos em Brasília. O evento teve a abertura oficial ontem e encerra amanhã. O presidente, Michel Temer, e ministros participaram do ato.  

Os chefes do Executivo de Bagé, Divaldo Lara, e de Hulha Negra, Renato Machado, não estão participando da marcha. Machado informa que foi representado por lideranças do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e Associaçăo dos Municipíos da Zona Sul (Azonasul). Divaldo Lara passou por uma intervenção cirúrgica e não pode estar presente no evento.

De acordo com o prefeito de Candiota, os municípios não levaram pautas individuais. Ele conta que a reivindicação dos prefeitos são para que seja derrubado o veto do presidente Michel Temer à redistribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre algumas movimentações. Ao vetar a medida, o Planalto impediu a redistribuição aos municípios dos recursos arrecadados em operações de cartões de crédito e débito, de arrendamento mercantil e de serviços de saúde. "Também estamos lutando pelo aumento da distribuição do pacto federativo, que hoje é de 16% e os municípios querem em torno de 26%", relata.

Santos informa que na parte da tarde, os ministérios ficaram à disposição dos prefeitos, o que facilitou para encaminhar as demandas. "A marcha agrega conhecimento e é muito positiva para fortalecer as prefeituras", afirma.

O prefeito de Aceguá conta que estão sendo debatidas as dívidas das prefeituras com a Previdência Social. O parcelamento das dívidas previdenciárias é um dos tópicos prioritários no Congresso Nacional, mas que poderá ser resolvido em conjunto com o governo federal. 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...