MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Luis Eduardo Benites é o novo delegado regional da Polícia Civil

Publicada em 17/05/2017
Luis Eduardo Benites é o novo delegado regional da Polícia Civil | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Posse ocorreu no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza

Conhecido dos bajeenses, o delegado da Polícia Civil, professor do curso de Direito da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Luis Eduardo Sandim Benites, tomou posse, ontem, como titular da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em evento no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza. A abertura contou com o hino nacional, tocado pela Orquestra Jovens do Pampa e da Igreja Batista, regidos pelo maestro Joab Muniz.

A delegacia da 9ª região abrange os municípios de Bagé, Lavras do Sul, Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Dom Pedrito, São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul. A posse do novo titular contou com a presença de autoridades locais, a exemplo do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do diretor do Departamento de Polícia do Interior, Fernando Antônio Sodré de Oliveira, da reitora da Urcamp, Lia Quintana, do comandante do 6ª Regimento de Polícia Montada (RPMon), tenente-coronel, Sérgio Laydner, do promotor de Justiça, Humberto Bayard Figueiró, da coordenadora do Instituto-Geral de Perícias, Ana Neri Teixeira, e de vereadores. 

Durante o discurso de despedida, o delegado Alcindo Dutra Martins abriu a cerimônia agradecendo o tempo em que esteve à frente da delegacia regional. Ele desejou felicidades ao novo titular. "Estive três anos na titularidade e saio feliz, sabendo que o delegado Benites irá me substituir, um ótimo profissional, que com certeza fará um belíssimo trabalho pela comunidade da região. Eu tenho 45 anos de Polícia Civil e estou aposentado, desde o dia 11 de abril, quando o Benites então já assumiu e vem fazendo um grande trabalho", destacou.

Em seu discurso de posse, Benites se emocionou por várias vezes, ao falar de sua família e de amigos e relembrar momentos de estudos e de ações. Agradecendo ao apoio dos colegas e saudando o delegado Alcindo, que se aposentou, o novo titular da 9ª região diz que tem orgulho de estar no mesmo local onde atuaram diversos delegados importantes na sua carreira, citando nomes de alguns deles, como Jucelino Medeiros, Sezefredo Lopes e Paulo Véras Simões Pires. "A Polícia Civil e a Segurança Pública têm sido a minha missão. Driblando os obstáculos e com criatividade e humanização, também tendo que enganar a crise e o desemprego, sabendo que o crime é da natureza humana, tentamos controlar os delitos. Sabemos que não é possível erradicar, mas vamos tentar sempre diminuir. Somente o que tenho a pedir é mais efetivo; é termos policiais para auxiliar na elucidação dos casos", finalizou.

Benites também salientou, durante coletiva, realizada antes da posse, a atuação do programa de Ações Integradas de Segurança Rural (Acinser), que é formado por vários órgãos de segurança. "Este é um trabalho que iremos dar continuidade e apoio com o cartório do abigeato, coibindo, também, os furtos e danos nas propriedades rurais", completou o novo titular da delegacia regional.


Trajetória

Benites é formado em Direito, pela Urcamp. Em 1992, era delegado no município de Cacequi, e, após, em Rosário do Sul, onde ficou até 1994, quando foi para São Gabriel. Em 1997, retornou para Bagé, onde assumiu o 3º Distrito Policial. Em 1998, foi para Porto Alegre, onde trabalhou em diversos órgãos da Polícia Civil, inclusive sendo diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI) até o ano 2000. Em 2001, se tornou titular da Delegacia de Polícia Civil de Dom Pedrito e também da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento de Bagé. Em 2011, assumiu a 2ª Delegacia de Polícia de Bagé, onde está até o momento. 

O novo delegado regional, que é mestre em Estado, Indivíduo e Cidadania, atua como professor de diversas disciplinas do curso de Direito da Urcamp. A reitora Lia Maria Herzer Quintana disse que o momento é importante e enriquecedor para o quadro docente. Ela ainda manifestou o sentimento da instituição como um todo, estando orgulhosa de ter prestigiado a cerimônia de posse.

Para Benites, aliar a profissão com a carreira universitária é de suma importância, pois proporciona uma atualização e acrescenta nas práticas realizadas com os alunos. "Temos os estágios curriculares, que são os períodos de compartilhar conhecimento", comentou. Conforme o novo titular da delegacia regional, os desafios são muitos, pois é uma região que envolve dez cidades, totalizando cerca de 300 mil pessoas. "Temos muitos problemas e demandas. Vamos trabalhar e usar a criatividade para termos soluções desses problemas, que é o que a comunidade precisa", acrescentou.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br