ANO: 25 | Nº: 6208
18/05/2017 Cidade

Fechamento da Farmácia Popular de Bagé acontece neste sábado

Foto: Tiago Rolim de Moura

Unidade municipal será deslocada para o espaço
Unidade municipal será deslocada para o espaço

A unidade da Farmácia Popular de Bagé será desativada neste sábado. A decisão é do Ministério da Saúde, que divulgou, no mês passado, o fechamento de 393 unidades em todo o País. A notícia foi divulgada pelo MINUANO no dia 13 de abril.

De acordo com o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, usuários da farmácia já estão retirando alguns medicamentos nas unidades conveniadas. "Demos este tempo para a população se adaptar. As pessoas não deixarão de ter este atendimento", garante.

Kalil informa que no espaço onde deixará de ser a Farmácia Popular irá funcionar a Farmácia Municipal, que atualmente, está localizada na rua 20 de setembro ao lado da secretaria. "Iremos dispensar todos os medicamentos ofertados pelo Estado, como fraldas e os insumos, garantindo uma melhoria no atendimento", destaca.

Segundo o secretário, tem um recurso específico para o programa Farmácia Popular, de aproximadamente R$ 150 mil, para o investimento na infraestrutura do local. "Como o espaço não vai mais funcionar, vamos solicitar ao conselho de saúde que esta verba seja para a compra de medicamentos", disse. As conveniadas oferecem 25 medicamentos de forma gratuita ou com preços baixos.

Como funcionava

Lançado em 2004, durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o programa Farmácia Popular do Brasil garantia a distribuição gratuita ou com até 90% de desconto de 112 medicamentos de uso contínuo para doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e anemia. A rede própria tem 393 unidades e a distribuição gratuita dos medicamentos será mantida pelo governo federal nas farmácias da rede privada conveniadas no programa. A unidade em Bagé foi inaugurada no dia 16 de agosto de 2006.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...