MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Bagé sedia interiorização da Secretaria Estadual de Agricultura

Publicada em 20/05/2017
Bagé sedia interiorização da Secretaria Estadual de Agricultura | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul realizou, nos dias 18 e 19 de maio, a segunda rodada do processo de interiorização. Pelotas e Bagé, que sediam duas das 19 supervisões existentes no Estado, receberam os encontros que têm por objetivo aproximar a secretaria dos produtores, prefeitos, secretários municipais de agricultura, sindicatos, cooperativas, associações e demais entidades. Ontem, em Bagé, as atividades foram desenvolvidas no parque Visconde de Ribeiro Magalhães, sede da Associação e Sindicato Rural.

O titular da pasta, Ernani Polo, apresentou dados relativos à importância da agricultura e pecuária para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, tais como números sobre a produção de grãos, carnes, ovos e leite. Ele também abordou os programas que estão em andamento na secretaria, como o Agro+ RS, que visa desburocratizar e atualizar normas em vigor atualmente, o Conservar para Produzir Melhor, que pretende contribuir para a melhoria da fertilidade dos solos e da produtividade agrícola, através de uma política permanente de Estado, e o Pró-Oliva, que incentiva o plantio de oliveiras no Estado. Na área de defesa animal, Ernani Polo falou, entre outros assuntos, sobre a vacinação da febre aftosa, cuja primeira etapa já está em andamento e o prazo se encerra no dia 31 de maio, e a intenção de, no futuro, obter a certificação de Zona Livre de Aftosa sem vacinação (hoje, o Brasil possui a certificação mediante vacinação).

Para o secretário, “a interiorização permite apresentar os programas e ações que estão em andamento, além de ouvir demandas e sugestões que possam vir a contribuir e aprimorar o trabalho de nossas equipes. Iremos percorrer todas as 19 supervisões regionais nos próximos meses e contamos com a presença de prefeitos, secretários de agricultura, entidades e demais membros do setor primário gaúcho que queiram se inteirar sobre nossas atividades, esclarecer dúvidas e, também, opinar”.

Diretores e coordenadores da Seapi apresentaram aos presentes as demandas de seus respectivos setores. Rodrigo Rizzo, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas, apresentou as 25 câmaras existentes, sendo 23 setoriais e duas temáticas. Ele anunciou que, na tarde do próximo dia 25 de maio, na Fenasul/Expoleite, será criada a câmara da noz pecã, responsável por implementar o programa de estímulo a esse segmento em nosso Estado.

Rafael Friedrich de Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários; Vilar Gewehr, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal; e Antônio de Quadros Neto, o Cacaio, diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, através de slides, mostraram as atividades que estão sendo desenvolvidas em nome da sanidade dos produtos de origem animal e vegetal. 

Ao final de cada reunião, foi aberto espaço para perguntas dos participantes, respondidas pelos diretores e supervisores da Seapi, e pelo secretário Ernani Polo. 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br