MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Carta do encontro das dioceses do Mercosul, em Bagé, reforça a importância do meio ambiente

Publicada em 20/05/2017
Carta do encontro das dioceses do Mercosul, em Bagé, reforça a importância do meio ambiente | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Encontro reuniu representantes de quatro países

 

O 32ª Encontro de Dioceses de Fronteira que ocorreu nesta semana, em Bagé, encerrou com a elaboração de uma carta em conjunto pelas dioceses da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. O evento que durou três dias reuniu delegações dos quatro países e reforçou compromisso da Igreja Católica com o meio ambiente.
O tema do encontro deste ano foi “Os vizinhos se encontram para refletir e compartilhar sobre os modelos alternativos de desenvolvimento sustentável que garantam o cuidado da ‘Casa Comum’ para a vida digna de nossos povos”.

No documento escrito nas línguas Portuguesa e Espanhola, as dioceses reforçaram  que a fronteira não é um lugar de hostilidade, enfrentamento ou concorrência, mas, sim, um  espaço de encontro, hospitalidade, fraternidade e descobrimento de uma identidade comum e regional.

Além disso, o texto aborda aspectos e implicações do desenvolvimento sustentável, tanto na perspectiva econômica, social e ambiental como na bíblica, teológica, espiritual e pastoral.

De acordo com um dos organizadores do encontro, o pároco da Catedral de São Sebastião, padre Airton Gusmão, entre os destaques do evento foi a visita aos assentamentos de Hulha Negra e à Cooperativa Coonaterra de sementes agroecológicas BioNatur. O religioso conta que, no local, os participantes foram divididos em três grupos onde conheceram o trabalho de recuperação de nascentes, a plantação de mudas de arvores nativas e as sementes agroecolócológicas. “Conhecemos os modelos alternativos de desenvolvimento sustentável e cada participante recebeu um pacote com sementes ”, disse.

Conforme o sacerdote, já foi definido o local do próximo encontro que será em Formosa na Argentina em maio de 2018. O tema deve ser definido mais perto da data e possivelmente irá debater a juventude e a família.

Participaram do evento as dioceses das cidades argentinas de Concordia, Corrientes, Formosa e Goya; do Brasil, Bagé, Chapecó, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana; Encarnación, no Paraguai; e Melo, Salto e Tacuarembó, do Uruguai

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br