MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Família restaura cemitério onde está sepultado personagem histórico

Publicada em 20/05/2017
Família restaura cemitério onde está sepultado personagem histórico | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
...e depois da restauração do antigo cemitério

No final de semana passado, familiares do coronel Galvão José de Souza inauguraram o restauro realizado no cemitério onde jaz o antepassado ilustre. A ideia foi de Lourival Souza que, em 2014, resolveu iniciar à mobilização para resgatar e manter a história da família e, junto, parte da história do próprio País.

Coronel Galvão foi ordenança do Duque de Caxias e lutou na Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai e obteve destaque nas batalhas. E foi em Hulha Negra que descansou após as batalhas e onde foi enterrado, dando origem ao cemitério restaurado pela família. O cemitério está localizado dentro de propriedade privada, na estância Santo Amaro, em Hulha Negra.

Márcio Galvão Medeiros de Souza é tetranetro do Coronel. Foi ele o responsável por organizar a revitalização do espaço após o falecimento de Lourival, idealizador da reforma. Ele conta que a reforma só foi possível através do auxílio dos familiares e amigos, que custearam os R$ 14,5 mil do material e mão-de-obra, após alguns meses de reforma.

Souza conta que durante a revitalização, foram registrados 42 familiares sepultados no local, que guarda parte da história do estado e da família. “Nossa missão foi cumprida, realizados o desejo do meu pai, de restaurar o cemitério”, destacou.

O pesquisador Cássio Lopes, autor do livro “A Rainha da Fronteira: fragmentos da história de Bagé”, detalhou algumas passagens da história do coronel e do cemitério na obra. Ele acompanhou o processo de revitalização e destacou a importância da ação da família. “Nunca vi, em meus anos de pesquisa, uma ação como essa, da família se unir para resgatar a história de um antepassado recuperando o cemitério”, comentou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br