ANO: 26 | Nº: 6526
22/05/2017 Cidade

Seminário de Violão do Pampa reúne músicos da Argentina e do Brasil

Foto: Antônio Rocha

Medeiros ensinou técnica flamenca
Medeiros ensinou técnica flamenca

 

O Teatro Santo Antônio, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza,  sediou, neste final de semana, o primeiro Seminário Internacional de Violão do Pampa. A abertura aconteceu, na sexta-feira, com palestras e encerrou, no sábado, com o recital do professor da Universidad Nacional de La Plata, Juan Almada.

Segundo o professor do curso de licenciatura em Música da Unipampa e organizador do evento, José Daniel Telles dos Santos, a atividade reuniu músicos do Brasil e Argentina. O violonista, que também foi palestrante, ressaltou a importância de eventos como este para promover o intercâmbio, trazer conhecimento, além de fomentar a formação de público na cidade. “Foi muito positivo e contou com a participação de um público diferenciado”, relata.

O professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), João Alexandre Straub Gomes, falou sobre o tema “Laboratório de Comportamento Motor: contribuições para a aprendizagem-técnico-instrumental. O músico fez a sua apresentação com alaúde e violão e enalteceu a importância pedagógica da atividade para a formação dos alunos. “Ajuda a aquecer o cenário cultural local”, observa.

Para o violonista Eduardo Medeiros, da Universidade Federal de Roraima, que tem como especialidade a música flamenca, o evento auxilia a difundir a linguagem deste tipo de música que é tocada com uma técnica diferente.

Medeiros, tem 28 anos e aprendeu a tocar violão há 18 anos. Estuda a técnica da música flamenca há 10 anos “ O repertório não é comum e as técnicas, diferentes das usuais no violão”, comenta.

Durante o evento, foram apresentados concertos de violões clássico, brasileiro e latino-americano, flamenco e alaúde renascentista.

A atividade contou com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Damu – Chiquinha Gonzaga, Operadores de Cultura e Arte (OCA) e Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...