MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé vive o tradicionalismo com a 47ª Ciranda Cultural de Prendas

Publicada em 26/05/2017
Bagé vive o tradicionalismo com a 47ª Ciranda Cultural de Prendas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Roberta passou a faixa ontem

Desde quarta-feira, centenas de pessoas de 30 regiões tradicionalistas do Estado começaram a chegar na cidade para a 47ª Ciranda Cultural de Prendas. Ontem, a avenida Santa Tecla, a partir do Centro de Informação ao Turista (Cat) até o CTG Prenda Minha, recebeu bandeiras com as cores do Rio Grande do Sul sinalizando o local da recepção dos visitantes.

 O concurso, considerado o maior evento cultural do tradicionalismo gaúcho do Estado envolve 69 candidatas nas categorias mirim, juvenil e adulto, que participam de provas orais, escritas culturais e artísticas. A expectativa é que cinco mil pessoas participem do evento.

As provas iniciam hoje, mas as candidatas participam desde ontem das atividades. A rede hoteleira está praticamente lotada e 11 locais foram disponibilizados pela comissão organizadora para alojar as participantes. A  recepção e credenciamento das concorrentes foi no CTG Prenda Minha. No mesmo local, também, aconteceu a despedida da primeira prenda do Estado, a bajeense Roberta Rodrigues Jacinto responsável pela realização do concurso ser em Bagé.

Fim de gestão

As comitivas das prendas que entregaram a gestão, ontem, ficaram hospedadas no alojamento Nossa Senhora do Carmo, localizado avenida Líbio Vinhas. O local recebeu 17 prendas das três categorias.

Isabela Nunes, 12 anos, de Osório, pertencente a 23ª RT (terceiro lugar), Ana Luíza Antoniolli, 13 anos, de Nova Prata, da 11º RT (segundo lugar) e Nicoly Chimento, 12 anos, de Marau , 7º RT (primeiro lugar), enfatizaram que, durante a gestão, conquistaram muitas amizades.

Nicoly conta que ganhou muito conhecimento e cresceu como pessoa e tradicionalista. Já Isabela, não pretende parar, pois irá concorrer a prenda juvenil em seu município. As três meninas são enfáticas em afirmar que não gostariam de entregar o mandato. “Queremos aproveitar os últimos momentos”, disse Nicoly.

Concorrentes

As participantes de três passos, que integram a 20ª Região Tradicionalista, Vitória Rolim Lamperd, 16 anos, que concorre na categoria juvenil, e Bruna Joelma Assunção, 21 anos, categoria adulto, chegaram na quarta-feira e se hospedaram em um hotel no centro da cidade. Vitória participa do Estadual pela terceira vez e Bruna é estreante. As jovens aproveitaram a parte da manhã para repassar o conteúdo do concurso e consideram a ciranda como um momento único para confraternizar e conquistar novas amizades. As meninas vieram com a coordenadora regional, Luciana Rolim.

Acampamento

O grupo de Tuparendi, integrante da 3º RT, optou por ficar no alojamento disponibilizado pela organização do evento. Conforme o coordenador da região, Ivanir Ribeiro, a comitiva chegou ontem, pela manhã, com 27 pessoas que estão acampadas no Grêmio do Subtenentes e Sargentos. “Estamos esperando o restante do grupo, cerca de 70 pessoas, que chega até sexta-feira”, disse. Ribeiro ressalta que a região participa com concorrentes nas três categorias. O grupo trouxe colchões e optou por fazer sua própria alimentação.

Despedida

A primeira prenda do Estado passou o dia recebendo os visitantes. Roberta conta que teve uma gestão cheia de atividades, visitou as 30 regiões tradicionalistas e participou de eventos no Estado, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, Paraguai e Uruguai. “É uma rotina intensa e é sempre bom renovar”,  frisa.

Responsabilidade de representar Bagé

A representante da categoria adulto da 18ª RT, Diellen Teixeira Godoy Soares, 26 anos, participa pela quarta vez do certame estadual. Para ela é uma responsabilidade concorrer pelo município sede do evento. A candidata irá apresentar a Romaria de Nossa Senhora Conquistadora na mostra folclórica  seguindo o tema ‘Ritos, crenças e superstições’ proposto para o evento. Além disso, a jovem irá declamar e apresentar uma dança tradicional e outra de salão.

Provas

De acordo com o presidente da comissão organizadora do evento e coordenador da 18ª RT, Gilberto Silveira, as provas escritas e a mostra folclórica serão realizadas a partir das 8h30, no Centro Cultural Auxiliadora. O local foi dividido em 69 espaços para que as prendas possam apresentar seus trabalhos.

Silveira salienta que a prova escrita está prevista para encerrar às 11h e a partir desse horário, as prendas e as equipes terão 1h30min para montar os estandes de apresentação. “A liberação para o público é a partir das 19h”, esclarece. O coordenador informa que a população pode assistir online através do site http://www.tvtradicao.com.br.

As provas artísticas acontecem no sábado, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e serão transmitidas pela TV Tradição.

  Conteúdos

Na prova escrita, a concorrente responde conteúdos de geografia, história e tradição do Rio grande do Sul, tradicionalismo e folclore. Nas categorias juvenil e adulta, as prendas devem desenvolver uma redação, cujo tema só saberão na hora da prova.
Na prova oral da categoria mirim, as prendas desenvolvem, previamente, uma explanação sobre os brinquedos ou brincadeiras folclóricas do Rio Grande do Sul. Nas categorias juvenil e adulta, minutos antes da prova, a candidata deverá sortear um tema, que poderá ser sobre história, tradicionalismo e assuntos gerais da sociedade, que envolvam o movimento.
Na prova artística, a concorrente deve apresentar uma dança de salão (vanera, chote, valsa, bugio ou milonga rio-grandense), uma dança tradicional (de invernada) e uma habilidade artística de livre escolha (tocar, cantar ou declamar).
No concurso, também há uma mostra folclórica, na qual o MTG define previamente um tema a ser abordado. A mostra tem por objetivo resgatar e fortalecer determinado aspecto da cultura gaúcha. Já foram trabalhados temas como artesanato e a reciclagem, festas juninas e literatura. Neste ano, a mostra deverá abordar o tema "crendices e superstições". O evento estadual encerra amanhã.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br