MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Começam os preparativos para o maior arroz de leite do Brasil

Publicada em 26/05/2017
Começam os preparativos para o maior arroz de leite do Brasil | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

No Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) já começaram as primeiras movimentações para a produção daquele que deverá ser o maior arroz de leite do Brasil. O candidato a campeão levará generosos 180 quilos de arroz branco, 1.300 litros de leite, 560 quilos de leite condensado, 90 quilos de açúcar, 3,5 quilos de canela em pau, um quilo de cravo da Índia e nove quilos de canela em pó. Os insumos serão fornecidos pela Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Camil, Açúcar União e o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilate).

A receita será preparada durante a 40ª Fenasul e a 13ª Expoleite, que começou ontem e vai até o dia 28 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O arroz de leite é uma das receitas mais elaboradas em feiras e eventos pela equipe de gastronomia da autarquia, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Jurados do Ranking Brasil irão conferir de perto a receita na manhã de sábado (27), no espaço de ovinos. Quem estiver circulando pelo parque, poderá tirar uma prova da receita. Calcula-se que seis mil porções serão servidas e distribuídas entre o público. "Com certeza, este desafio será uma das grandes atrações da Fenasul 2017. Esperamos um expressivo público para acompanhar a elaboração do arroz de leite e também provar este doce no próximo sábado, em Esteio", afirma o secretário da Agricultura, Ernani Polo.

Nesta semana, começou a ser formada a equipe de trabalho responsável pela missão. Paralelamente, à chegada dos insumos, está sendo realizada a higienização da panela, que receberá o arroz de leite. Os trabalhos são coordenados pela nutricionista da autarquia, Carolina Pitta. A produção iniciará bem cedo, no sábado, com a preparação da panela, acomodação da lenha e separação e organização dos ingredientes que, aos poucos, serão colocados no fogo para se tornar o maior arroz de leite do Brasil.

O maior arroz de leite já produzido no Brasil foi feito em 2007, durante a 34ª Expofeira pelos municípios de Osório e Torres. Para superar a marca, cerca de 20 pessoas estarão envolvidas na execução do prato. Um deles é Adenir Correia, responsável por preparar os famosos carreteiros e paellas do Irga. “Será muito bom entrar no ranking levando o nome do Irga”, comentou o cozinheiro.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br