MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Chuvas provocam alagamentos e destroem móveis

Publicada em 27/05/2017
Chuvas provocam alagamentos e destroem móveis | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Galeria passa por várias residências

O grupo que integra o Programa de Combate a Alagamentos (PCA), criado em março deste ano, está monitorando vários bairros da cidade devido às fortes chuvas que ocorrem desde sexta-feira no município. Até agora, foram registradas 68 ocorrências que estão sendo atendidas pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e Defesa Civil.  A Estação de Tratamento de Água (ETA) informou que os índices foram 85,4 milímetros em dois dias. O acumulado do mês de maio chegou a 249 milímetros de uma média histórica de 91,4 milímetros.

O secretário da Seinfra, Ronaldo Hoesel, e equipe, realizaram vários atendimentos na noite de quinta-feira. Um dos principais problemas foi registrado na rua Luiz Mércio Teixeira, onde há uma galeria pluvial que passa por baixo de várias residências.

No local, a água invadiu as casas e chegou cerca de um metro na parede em pelo menos cinco residencias. A galeria, está aberta no pátio do aposentado Joaquim Goulart que perdeu vários móveis com o alagamento. Na residência de Marcelo Lopes, o volume e intensidade da água deixaram a calçada “oca” e com possibilidade de ruir a qualquer momento.

Segundo Jorge Alberto Correa  não é a primeira vez que isso acontece e em 2010 houve uma enxurrada mais forte que derrubou o muro de uma das casa. Conforme Sandro Scholant existe um abaixo-assinado com mais de 100 pessoas e uma ação na justiça pedindo que a galeria seja desviada da área das casas.

Na rua Venâncio Aires a situação também foi difícil. A dona de casa Arlete Machado Valim mora próximo a ponte em um sobrado e teve que retirar os móveis da parte de baixo porque a cada chuva a situação se agrava. “As pessoas vem do centro para atirar lixo no arroio e a água fica sem vazão”, conta.

Busca de soluções

De acordo com Hoesel, já foi solicitada a vistoria da rua Luiz Mércio Teixeira aos engenheiros da   Secretária Municipal de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) para que sejam tomadas medidas para resolver o problema no local. Além disso, o secretário salienta que as equipes da Seinfra estão recorrendo os bairros  durante a noite com o intuito de minimizar a situação.

Integram o PCA a Seinfra,  Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), Geplan,  A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) e Daeb. Também fazem parte do grupo, a Defesa Civil, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Exército e Corpo de Bombeiros. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br