MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Primeira Prenda do Estado é de Campo Bom

Publicada em 29/05/2017
Primeira Prenda do Estado é de Campo Bom | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
De Campo Bom, Renata da Silva substitui Roberta Jacinto no prendado estadual

A 47ª Ciranda de Prendas do Estado encerrou na noite de sábado em Bagé com o baile oficial do evento. Nove das 70 candidatas receberem a faixa que as habilita para a gestão 2017/2018 junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A 30ª Região Tradicionalista foi a grande vencedora da noite, com duas primeiras prendas eleitas.

Quem substitui a bajeense Roberta Jacinto como primeira prenda do Estado é Renata da Silva, do CTG M'bororé, de Campo Bom. Aos 26 anos, ela já tem familiaridade com a faixa. Em 2003, foi eleita a primeira prenda mirim do Estado. Roberta conta que foram anos de preparo para conseguir realizar o sonho. "São mais de 20 anos de caminhada e preparação. Este era o último ano em que poderia competir, por causa da idade, e consegui realizar este sonho. Participo do movimento desde meus oito anos", comenta.

A vencedora disse que, além do resgate da cultura, a primeira prenda do Estado deve buscar a união dos integrantes do movimento tradicionalista, para que os costumes se fortaleçam ainda mais.

Também da mais jovem região tradicionalista, e do mesmo CTG de Renata, a primeira prenda mirim escolhida para representar as integrantes de 10 a 12 anos do movimento foi Cecília Scholtz, de Campo Bom.

Na categoria Juvenil, que abrange prendas com idade entre 13 e 17 anos, a escolhida dos jurados foi Isadora Santin, de São Domingos do Sul, da 7ª Região Tradicionalista, representando o CTG Presilha Serrana.

Para a escolha, as candidatas passaram por provas de História, Geografia e Tradicionalismo do Rio Grande do Sul, além da mostra folclórica, que neste ano teve como tema "Ritos, crendices e superstições". Elas também passaram por prova oral, onde foram avaliadas as habilidades das prendas de falar em público e prova artística, em que podem escolher entre cantar, declamar ou tocar um instrumento e executar uma dança tradicional. O júri responsável pela escolha contou com 12 integrantes, credenciados ao MTG, que avaliaram as candidatas durante todo o final de semana, nas atividades desenvolvidas no Complexo Cultural Auxiliadora e no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Também farão parte da gestão, a 2ª prenda adulta, Carolina Reolon, da 24ª Região, de Lajeado e a 3ª prenda adulta, Natália Rodrigues, da 1ª Região, de Guaíba. A 2ª prenda juvenil escolhida foi Maria Fernanda Correia Freitas, da 4ª Região, de Quaraí, e a 3ª prenda juvenil, Júlia Cayei da Silva, da 22ª Região. Na categoria mirim, dividem a gestão com Cecília, a 2ª prenda mirim, Gabriela Cavazin, da 28ª Região, e a 3ª prenda mirim, Betina de Faria Hugo, da 16ª Região Tradicionalista, de São Lourenço do Sul.

Avaliação positiva
Reeleito no final de 2016 para representar os 12 municípios da região da Campanha e Fronteira Oeste na 18ª Região Tradicionalista, Gilberto Silveira avaliou o evento como extremamente positivo, contando com grande receptividade dos bajeenses.
Segundo ele, somente na noite de sábado, durante o baile oficial, mais de 1,2 mil pessoas compareceram ao Complexo Cultural Auxiliadora, onde a decoração, com estilo rústico, arrancou elogios dos convidados. Para garantir que tudo estivesse bem organizado, cerca de 50 pessoas, divididas em várias comissões, prepararam o evento, desde o alojamento das candidatas até o atendimento nos palcos. "Foi a primeira vez que Bagé recebeu a Ciranda Cultural nesses moldes e foi muito positivo. Toda a organização do evento e a ótima recepção dos bajeenses foram fundamentais para o sucesso da Ciranda", destacou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br