MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Igrejas históricas de Bagé realizam celebrações em comum

Publicada em 30/05/2017
Igrejas históricas de Bagé realizam celebrações em comum | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Tema propõe debate sobre reconciliação

Neste domingo, iniciou a Semana Nacional de Oração pela Unidade Cristã (Souc). De 28 maio a 4 de junho, a Igreja Católica, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Igreja Anglicana do Brasil (Paróquia do Crucificado) em Bagé irão realizar celebrações em conjunto e debater o tema: "Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move – Celebração do 500º Aniversário da Reforma".

As igrejas integram o Grupo Ecumênico de Bagé (Geba), coordenado pela reverenda da Igreja Anglicana do Brasil, Ana Maria Esvael Lopes. A religiosa explica que a Semana de Oração é promovida pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic) e todas as instituições religiosas ligadas ao órgão celebram a data.

Em Bagé, serão realizadas três celebrações. A programação inicia amanhã, na Paróquia do Crucificado, situada na avenida Marechal Floriano, às 16h. Na quinta-feira, a celebração será na Paróquia São Judas Tadeu e, na sexta-feira, na Comunidade Luterana de Bagé, situada na rua Antenor Gonçalves Pereira, 485.

O MINUANO conversou com três lideranças que fazem parte do Geba. Para a reverenda Ana Maria, o ecumenismo consiste no respeito e amor pelos irmãos. Baseado nisso, no dia 24 de maio, dia da copadroeira de Bagé, Nossa Senhora Auxiladora, durante a procissão, a Paróquia do Crucificado, mesmo não cultuando imagens de santo, saudou a passagem dos católicos com o toque dos sinos. "Temos muito respeito. Deus é o mesmo para todos", enfatiza a religiosa.

O bispo Dom Gílio Felício afirma que a Semana de Oração é importante porque antecede Pentecostes (celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias depois da Páscoa). A semana, segundo o prelado, já é uma tradição no Brasil e reúne as igrejas históricas para celebrar a mensagem de Jesus. "No atual momento em que vive o País, há muita intolerância religiosa e o ecumenismo auxilia para união de todos", argumenta o religioso.

A pastora da comunidade luterana, Haidi Madeira, enfatiza que as religiões precisam estar juntas e o que as une é Jesus Cristo, e não podem dar importância para as diferenças. Ela conta que a Igreja Luterana realiza o trabalho de ecumenismo há muitos anos, como membro integrante do Conic. "É uma semana de nos unirmos em oração para que as pessoas sejam mais tolerantes e compreensivas pela crença dos outros", frisa a pastora. 


Reforma

A Semana Ecumênica também relembra os 500 anos da Reforma Protestante iniciada por Lutero, em 1517, na Alemanha. Em carta divulgada para a ocasião, as igrejas membros do Conic destacam, em relação à temática proposta, que o amor de Cristo desperta a reconciliação e que as diferentes formas de expressar a fé são riquezas. No documento, os membros do conselho argumentam que a reforma não foi um evento histórico isolado. Ela ocorreu em um contexto de muita efervescência social, política e religiosa.


Membros do Conic
 

  • Igreja Católica Apostólica Romana  
  • Igreja Cristã Reformada  
  • Igreja Episcopal Anglicana do Brasil  
  • Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
  • Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia
  • Igreja Presbiteriana Unida

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br