MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Números de processos para suspender CNH dobra em dois anos em Bagé

Publicada em 30/05/2017
Números de processos para suspender CNH dobra em dois anos em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Infrações por excesso de velocidade e álcool são as mais comuns

O número de processos abertos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para suspender ou cassar o direito de dirigir de condutores infratores teve um aumento considerável em Bagé desde 2015. Somente em 2016, o número de processos de suspensão por pontuação e por artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) chegou a 1.014.

Conforme informações do Detran, em 2015 foram cassadas 28 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH); em 2016, 34, e até abril de 2017, 10. Nos casos de suspensão, o número foi muito superior. Em 2015 foram suspensas 446 CNHs e o número dobrou em 2016, quando chegou a 1.014. Este ano, até abril, já foram abertos 221 processos de suspensão.

De acordo com o diretor-geral do Centro de Formação de Condutores (CFC) de Bagé, Ivonei Farezin, os processos são diferentes. Na suspensão por pontuação, o condutor perde o direito de dirigir pelo prazo que varia de um a 12 meses, dependendo do tipo de infração. A punição é aplicada quando o motorista alcança 20 pontos ou mais, no período de 12 meses, ou em casos de infrações, como dirigir embriagado, conduzir em velocidade acima de 50% do limite da via ou participar de racha.

No caso de cassação, o condutor perde o direito de dirigir pelo prazo de dois anos. A pena é aplicada quando, suspenso, o condutor é flagrado dirigindo. Em caso de reincidência em algumas infrações, no período de 12 meses, ou por determinação judicial.

O diretor explica que a pena de suspensão só é aplicada aos condutores que utilizarem de todos os recursos das infrações. Os motoristas têm o prazo de 15 dias para apresentar a defesa no Detran. Se negada, o motorista tem mais 30 dias para levar o recurso para a Junta Administrativa de Recursos em Infrações (Jari) do Detran, e, caso o argumento seja rejeitado novamente, o condutor ainda pode recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), última instância administrativa, no prazo de 30 dias. Se a suspensão for mantida, o motorista é notificado e tem 48 horas para entregar a CNH em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

O condutor só poderá reaver a licença para dirigir depois de cumprir o prazo da punição e realizar o curso de reciclagem, mas, se o motorista tiver a CNH cassada, é necessário iniciar todo o processo de habilitação.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br