MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Rádio Cultura de Bagé troca de proprietário depois de 22 anos

Publicada em 31/05/2017
Rádio Cultura de Bagé troca de proprietário depois de 22 anos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Transição está prevista para ocorrer em junho

A Rádio Cultura de Bagé, conhecida como "A Pioneira", por ter sido a primeira emissora fundada na cidade, foi vendida esta semana. A rádio ficou por 22 anos no comando do empresário Odilo Dal Molin, e agora passou para a responsabilidade do advogado, e também radialista, Claudiran Pereira Nunes, de 67 anos.

O novo proprietário iniciou em rádio com 18 anos. De lá para cá, ele trabalhou em todos os setores, além de comandar emissoras em Pelotas. "Pretendo modernizar a rádio, mantendo a equipe, que já é uma família”, disse.

Mudança de prédio

Entre as inovações, está prevista a troca de prédio, além de equipamentos e do local de instalação da antena. A emissora está no mesmo espaço há mais de 65 anos e passará para o prédio ao lado, onde funcionou o extinto jornal Correio do Sul, na avenida Sete de Setembro, 664-01.

Atualmente, o local estava sendo ocupado por um escritório de advocacia e após uma ampla reforma será a nova sede da emissora. A intenção de Nunes é inaugurar o espaço no dia 4 de julho, quando a Rádio Cultura completa 71 anos.

Foco no jornalismo

O empresário informa que irá focar no jornalismo e também pretende investir em transmissões ao vivo, com câmeras pela internet. Outra novidade será a área esportiva. A emissora terá programações diárias sobre esporte e equipes transmitindo os jogos da dupla Ba-Gua. "Estamos formando a equipe", informa.

Em 1994, a Rádio Cultura passou a integrar a Rede Gaúcha SAT, transmitindo os principais programas da Rádio Gaúcha, incluindo as jornadas esportivas com jogos da dupla Gre-Nal.

Tradição mantida

A programação tradicionalista, carro-chefe da emissora, será mantida, o que inclui o programa Visão Geral, apresentado pelo radialista Edgar Muza desde 1974, das 11h às 13h. "Neste mesmo formato, com debates e entrevistas, deverá ser a programação da emissora", detalha.

Conforme Nunes, a ideia é colocar uma unidade móvel e realizar várias atividades externas com interação da população. "Queremos tirar a rádio do estúdio, inclusive levando a equipe para fora da emissora", salienta.

Setor comercial

Outra mudança prevista é a realização de eventos. O novo proprietário conta que está montando uma equipe comercial e de publicidade para contatar com os clientes e realizar festas. Ele frisa que a rádio é viável e só necessita de modernização. "Até o final do ano, faremos várias inovações", adianta.

A assinatura do contrato de compra com o antigo proprietário está prevista para a próxima semana. O empresário comenta que está organizando a documentação da emissora e pretende ir até Brasília para finalizar alguns detalhes sobre a transição.

Decano do rádio

O radialista Vacionir da Silva Lopes, 72 anos, está na equipe da Rádio Cultura há 53 anos. Ele assumiu a gerência da emissora em 1978 e permaneceu até o dia 3 de maio deste ano, quando foi exonerado. Porém, por ser amigo do novo proprietário, está auxiliando na transição.

Ao falar sobre a história da emissora, Lopes recorda que uma das principais dificuldades foi o incêndio que destruiu totalmente as instalações da rádio em outubro de 1983. Ele conta que foi necessário reconstruir tudo. 

Lopes disse que já deu sua contribuição para a radiofonia bajeense e também na emissora. Ele pretende encerrar a carreira profissional. "Vou me dedicar à família a partir de agora", conta.

Motivo da venda

O empresário do setor de construção civil Odilo Dal Molin foi proprietário da emissora por 22 anos. Ele informa que adquiriu a Rádio Cultura porque havia boatos, na época, de que um grupo de fora de Bagé queria comprar os direitos de transmissão. Por ser um ouvinte assíduo de rádio, e a pedido de amigos bajeenses, fez o investimento.

Segundo Dal Molin, por atuar em outro setor, ficou difícil administrar a emissora e fazer os investimentos necessários para modernizar a emissora. Ele agradeceu, especialmente ao gerente, Vacionir Lopes, pelo tempo dedicado, e toda à equipe que trabalha na emissora. "Mesmo de forma precária, conseguimos manter a emissora e o gauchismo como bandeira", afirma.   

O empresário disse que está muito feliz com a venda da rádio para um bajeense e pretende prestigiar a inauguração do novo espaço, bem como as mudanças que serão realizadas. "A Rádio Cultura é uma marca de Bagé e atende a cidade toda", frisa.

Histórico

A Rádio Cultura de Bagé foi fundada por Atahualpa Dias, às 10h do dia 4 de julho de 1946. É chamada de "A Pioneira" na Rainha da Fronteira, por ter sido a primeira emissora de rádio fundada na cidade. Foi a precursora com programas como o "Teatro em Família", "Jornal falado G4", "QG do Gaúcho, Casa Ramos", "Corrente da Solidariedade", "O céu e o chão da Querência", "Bagé em desfile", entre outros.

Programação

Segunda a sexta-feira

5h30min às 7h30min - Alvorada Gaúcha, com Geraldo Saliba;

7h30min às 9h - Jornal da Cultura;         

9h às 11h - Estação do Ouvinte, com Ari Greco;     

11h às 13h - Visão Geral;      

13h às 14h - Programa da Igreja Universal do Reino de Deus;        

14h às 16h50min - Chimarrão, Prosa e Cordeona;

17h às 19h - A Hora do Mate, com Geraldo Saliba;   

18h às 18h10min - Hora do Pensamento Social e Religioso        

19h às 20h - Voz do Brasil;   

20h às 20h10min - Correspondente Ipiranga - Rede Gaúcha SAT;

20h às 21h - Atualidades Esportivas;            

21h às 23h - Ronda Gaúcha, com Geraldo Saliba.

Sábado

5h30min às 7h30min - Alvorada Gaúcha, com Geraldo Saliba;

7h30min às 9h - Jornal da Cultura;         

9h às 11h - Programa Claudiran Nunes;     

11h às 13h - Visão Geral;      

13h às 16h - Canto, Trova e Poesia, com Luiz Henrique Lamadril e José Maria Fernandes;     

16h às 19h - Hô de Casa, com Agnelo de Freitas;    

19h às 23h - O Sábado é Nosso.    
 

Domingo

6h30min às 9h - Acordes de Campo e Querência, com Jorge Alberto Corrêa;  

 9h às 10h - Programa da Igreja Irmãos Menonitas;

10h às 12h - Charla de Galpão;        

12h às 13h30min - Programa da Igreja Pentecostal Deus é Amor;            

13h30min às 15h30min - De Volta à Querência;  

15h30min às 18h - Jornada Esportiva, com a Rede Gaúcha SAT;    

18h às 23h - Sinuelo da Tradição.  

 

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br