ANO: 25 | Nº: 6386
01/06/2017 Cidade

Profissionais odontológicos alertam sobre câncer de boca

Foto: Tiago Rolim de Moura

Profissionais dedicaram o período da manhã para esclarecer dúvidas sobre a doença
Profissionais dedicaram o período da manhã para esclarecer dúvidas sobre a doença

Nesta quarta-feira foi assinalado o Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal. Pela manhã, aconteceu uma ação de prevenção contra a doença, na Praça Silveira Martins. Uma equipe de profissionais odontológicos distribuiu panfletos alertando sobre o câncer de boca e tirou dúvidas da população. Até o final da manhã, a equipe encaminhou, para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), seis pessoas que apresentavam sintomas da doença.

A atividade encerrou a programação preparada pela Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência para promover o Maio Vermelho, campanha nacional de combate ao câncer bucal que se ocorreu durante todo o mês.

Segundo a coordenadora da Saúde Bucal, Juliana Deibler, a doença atinge principalmente o sexo masculino a partir dos 40 anos. O uso de tabaco e de álcool aumenta a probabilidade, sendo que a associação dos dois, aumenta em 40% as chances de desenvolvimento. Outros fatores que estimulam a doença são alimentação deficiente em vitaminas e minerais, genética e o excesso de exposição ao sol.

Juliana alerta que é necessário realizar o autoexame e procurar ajuda caso a pessoa apresente algum dos sintomas. "Quanto antes ele for descoberto, o paciente tem 80% de chance de cura", afirma.

O câncer bucal é o quinto tumor mais frequente em homens e o sétimo em mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, a estimativa é de quase 16 mil casos de câncer de boca para o ano de 2017.

 

-

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...