MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Profissionais odontológicos alertam sobre câncer de boca

Publicada em 01/06/2017
Profissionais odontológicos alertam sobre câncer de boca | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Profissionais dedicaram o período da manhã para esclarecer dúvidas sobre a doença

Nesta quarta-feira foi assinalado o Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal. Pela manhã, aconteceu uma ação de prevenção contra a doença, na Praça Silveira Martins. Uma equipe de profissionais odontológicos distribuiu panfletos alertando sobre o câncer de boca e tirou dúvidas da população. Até o final da manhã, a equipe encaminhou, para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), seis pessoas que apresentavam sintomas da doença.

A atividade encerrou a programação preparada pela Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência para promover o Maio Vermelho, campanha nacional de combate ao câncer bucal que se ocorreu durante todo o mês.

Segundo a coordenadora da Saúde Bucal, Juliana Deibler, a doença atinge principalmente o sexo masculino a partir dos 40 anos. O uso de tabaco e de álcool aumenta a probabilidade, sendo que a associação dos dois, aumenta em 40% as chances de desenvolvimento. Outros fatores que estimulam a doença são alimentação deficiente em vitaminas e minerais, genética e o excesso de exposição ao sol.

Juliana alerta que é necessário realizar o autoexame e procurar ajuda caso a pessoa apresente algum dos sintomas. "Quanto antes ele for descoberto, o paciente tem 80% de chance de cura", afirma.

O câncer bucal é o quinto tumor mais frequente em homens e o sétimo em mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, a estimativa é de quase 16 mil casos de câncer de boca para o ano de 2017.

 

-

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br