ANO: 24 | Nº: 5987
02/06/2017 Campo e Negócios

Reprodutores iniciam Teste de Consumo Alimentar Residual na Embrapa

Foto: Divulgação

Teste já está em andamento e animais estão adaptados aos cochos
Teste já está em andamento e animais estão adaptados aos cochos

Com o término das etapas formais de aquisição de notas da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC), os exemplares participantes desta edição  estão sendo submetidos agora ao Teste de Consumo Alimentar Residual (CAR). A iniciativa, aplicada pela primeira vez nos campos da Embrapa Pecuária Sul, tem por objetivo medir a eficiência alimentar dos animais através do consumo alimentar residual.

“É uma tecnologia importante que irá gerar dados científicos e que ajudarão no crescimento das raças Hereford e Braford”, disse o gerente de Operações da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Felipe Azambuja. Segundo ele, o teste está em andamento e os animais estão adaptados aos cochos.

Na prática, cada animal participante recebeu um chip de identificação para monitoramento diário e toda vez que o reprodutor se alimenta, o equipamento registra a quantidade de comida ingerida e passa a disponibilizar os dados relativos ao peso consumido. Sem custos adicionais aos participantes, a realização do CAR é fruto de uma iniciativa do Programa Geneplus, da Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pecuária Sul.

A prova, realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen), é uma importante ferramenta que a Entidade dispõe com foco no melhoramento genético contínuo das raças. É realizada anualmente e busca comparar, dentro de um mesmo ambiente físico, reprodutores de diferentes criatórios do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores em termos de genética para produção de carne em sistema de pastejo.

A 13ª edição da raça Hereford e 22ª da raça Braford reúne animais de 13 criatórios: Estância Guatambu, Agropecuária Sereno Ltda, Estância Rio Negro, Estância do Bolso, Agropecuária São Pedro, Estância Silêncio, Estância Tamanca, Wolf Genética, Estância São Bento do Verde, P.A.P Namur Paixão Suñe, Fazenda Santa Tereza, Estância São Manoel e Cabanha São Fernando.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...