MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Semana acadêmica reúne conhecimento e experiências de vários profissionais

Publicada em 03/06/2017
Semana acadêmica reúne conhecimento e experiências de vários profissionais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Palestras foram a tônica do evento acadêmico

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizou entre os dias 29 de maio e 2 de junho a 16ª Semana Acadêmica dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Medicina Veterinária e Psicologia. Cada um promoveu várias atividades em determinados locais da cidade, reunindo profissionais de diversas frentes de trabalho, para contribuir na qualificação dos acadêmicos. A diretora do CCS e coordenadora do curso de Nutrição, professora Mônica Palomino, argumenta que a semana acadêmica é fundamental e produtiva. “É aprendizado. Os alunos interagem com os palestrantes”, disse.

Nutrição

Durante as atividades realizadas no salão nobre da prefeitura, profissionais abordaram vários temas, desde a obesidade, mercado de trabalho até a conservação de alimentos. “Foram relatos de novas áreas de atuação da nutrição. O mercado está em expansão e isso só tem a contribuir com o acadêmico”, comentou Mônica Palomino, salientando ainda que “ a organização do Diretório Acadêmico (DA) e a parceria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom) foram fundamentais para o sucesso da semana”. A docente também agradeceu ao Executivo pela cedência do local para o desenvolvimento das atividades.

Fisioterapia

A programação foi desenvolvida nas dependências da Sociedade Espanhola. Para a coordenadora do curso, professora Lídia Guterres, a organização do evento, por meio do diretório acadêmico, reuniu, aproximadamente, 120 pessoas. “É um momento de compartilhar ensinamentos através de palestras e integrar todos os semestres. A semana acadêmica é necessária e são 27 anos que trabalhamos com qualificação”, enfatizou.  A docente ainda relatou sobre a participação de alguns alunos em um congresso internacional e os assuntos debatidos no evento são discutidos em sala de aula, o que mostra o avanço do curso da instituição nesse processo de aprendizagem e conhecimento. Durante a semana, foram abordados temas como fisioterapia na área hospitalar, mercado de trabalho e avaliação do paciente.

 

Enfermagem

 O curso promoveu a programação no salão de atos da universidade, reunindo muitos egressos que participaram como palestrantes. A coordenadora e professora Carmen Vaz, reafirmou a importância do evento que visa reunir os acadêmicos de todos os semestres. “É fundamental. É um evento organizado por eles, então o contato é maior. Tivemos palestrantes de outras cidades, o que qualifica ainda mais a nossa semana acadêmica”, falou a docente. Durante as atividades, os profissionais debateram temas como o enfermeiro em instituição asilar, a atuação no Exército Brasileiro, projetos na área e outros assuntos de interesse dos alunos.

Farmácia

Realizada nas dependências do Teatrinho da Urcamp, os assuntos com profissionais da área e egressos do curso despertaram a atenção e o interesse do público. Temas como oncologia, estética, frentes de trabalho, farmácia hospitalar, foram temas discutidos nas palestras. A coordenadora do curso, professora Cíntia Ambrózio, destacou que mais lhe chamou a atenção no evento foi a integração dos alunos, pois eles formam uma parceria e, com isso, ajuda no crescimento da aprendizagem. “É uma caminhada que fizemos e vamos juntos com eles até o final. A semana acadêmica agrega muito conhecimento”, frisou a coordenadora.

 

Psicologia

 As atividades do curso foram desenvolvidas no salão de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde reuniu um grande número de acadêmicos da área. Com palestras de profissionais da área, egressos da instituição e de representantes de órgãos, os alunos puderem acompanhar a realidade do mercado, bem como, o que poderão encontrar em um futuro imediato. A professora e coordenadora do curso, Suzana Curi Jorge, relatou que a semana acadêmica apresenta experiências inovadoras e que não são trabalhadas na grade curricular do curso e, diante disso, os acadêmicos passam a ter um olhar diferente pelas situações e fazem uma reflexão. “A integração entre eles, os novos conhecimentos, as questões que a profissão exige que devem ser pensadas e trabalhar junto com eles. É um momento muito bonito”, completou Suzana Curi.

 

Medicina Veterinária

No campus Rural, oito palestras foram oferecidas por dia para os acadêmicos, sendo quatro em um auditório e as demais em outra sala para determinado público. Com palestras específicas e gerais, os acadêmicos lotaram as dependências do local e ficaram atentos as discussões e novidades do mercado de trabalho que os palestrantes expuseram. No total, a programação reuniu 19 palestrantes. “Ficamos satisfeitos que os assuntos abordados com profissionais renomados, são trabalhados em sala de aula. Com isso, os alunos conseguem acompanhar o que está sendo discutido”, declarou a professora e coordenadora do curso, Regina Reiniger. A docente avaliou o evento positivamente, pois segundo ela agrega conhecimento. “Antes, ouvíamos que a Medicina Veterinária seria o futuro. Hoje, ela é o presente empregando muitos profissionais”, afirmou.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br