ANO: 24 | Nº: 6162
03/06/2017 Cidade

Soluções no trânsito em Bagé somente para o próximo ano

Foto: Tiago Rolim de Moura

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Bagé está em análise na Secretária Municipal de Segurança e Mobilidade desde o início deste ano. O município precisa aprovar o projeto até abril de 2018. Entre as medidas previstas para melhorar o trânsito estão a retirada dos veículos pesados do trânsito na área central da cidade e acessibilidade, com remodelação do passeio público, além de questões ambientais, como a necessidade de macrodrenagem nos arroios da cidade.

O estudo foi finalizado em junho de 2015 por uma empresa de consultoria de Porto Alegre. Durante 10 meses, os técnicos contratados acompanharam o trânsito bajeense e conheceram os pontos críticos para apontar soluções. O resultado dessa observação foi apresentado na Câmara de Vereadores no final do mesmo ano.

De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade e um dos responsáveis pela análise do texto, Luís Diego Soares, a obrigatoriedade dos planos foi prevista na lei federal 12.587/2012 e teve alteração do texto, em 2016, na lei 13.406, que ampliou o prazo para abril de 2018.

Soares comenta que a análise do estudo deve ser finalizada no segundo semestre. Após, será formalizado um projeto de lei para encaminhar à Câmara de Vereadores para votação. O plano deve nortear as ações do poder público municipal pelos próximos 20 anos. "Municípios de até 20 mil pessoas têm a obrigatoriedade de ter o documento para acessar créditos federais para infraestrutura", ressalta.

O plano é composto por quatro anexos. O primeiro prevê a infraestrutura para o sistema de mobilidade. Nesta primeira parte, são indicadas obras grandes, como o alargamento das avenidas Espanha e General Mallet; instalação de ciclovias e ciclofaixas em diversos pontos, interligando todas as ciclovias através do Anel Cicloviário. Os demais anexos preveem atributos do sistema de mobilidade; redes de mobilidade; e, por último, estratégias de implantação da organização da malha viária.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...