ANO: 25 | Nº: 6400
03/06/2017 Cidade

Urcamp e Unipampa promovem dia de parceria

Foto: Glauber Pereira

Gestores das duas instituições se reuniram nesta sexta-feira
Gestores das duas instituições se reuniram nesta sexta-feira

Duas oportunidades de aproximação e de reafirmação de parcerias marcaram a sexta-feira da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Pela manhã, a reitora Lia Maria Herzer Quintana recebeu uma comitiva da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), liderada pelo vice-reitor, Maurício Aires Vieira. O encontro serviu para analisar as ações mantidas em conjunto pelas universidades e para estreitar os laços institucionais visando novos projetos e cenários. “Trabalhamos todos na mesma região e sabemos o quanto influenciamos no desenvolvimento das cidades onde estamos inseridos. Qualquer projeto conjunto, assim, deve resultar em desenvolvimento para as comunidades”, argumenta a reitora da Urcamp.

 

O vice-reitor da Unipampa informa que é importante estreitar laços com instituições que mantêm relação na mesma região. “E a Urcamp pode ser uma parceira decisiva pela característica de manter estrutura multicampi semelhante à Unipampa”, avalia. Vieira enfatiza que iniciativas semelhantes serão realizadas nos município de abrangência comum, como Alegrete e Santana da Boa Vista. Participaram do encontro o pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Tarragô Pereira Júnior; o diretor do campus da Unipampa em São Gabriel, Chariston Dal Belo, e o coordenador acadêmico do campus de São Gabriel, Luís Eduardo Vieira.  

 

Professor da Unipampa participa de debate sobre experiências de avaliação do Enade na Urcamp

 Universidade tem sete cursos no ciclo de provas de 2017

 

No período da  tarde, a Unipampa se fez presente no campo do debate acadêmico. A Pró-Reitoria Acadêmica da Urcamp (Proac), reuniu coordenadores de cursos, diretores de centros acadêmicos e assessores técnicos para uma discussão que põe em pauta as próximas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O tema foi desenvolvido pelo coordenador do curso de Matemática da Unipampa, Cristiano Oliveira, cuja experiência inclui uma participação anterior em um grupo formado na pró-reitoria de graduação da Universidade Católica de Pelotas, onde a questão do Enade e da importância das avaliações foi priorizada.

 

“Hoje, ninguém mais discute a importância do Enade, embora os processos avaliativos sejam sempre alvo de críticas”, frisa Oliveira. Para ele, pensar no resultado do Enade é uma forma de garantir a qualidade dos cursos, não apenas para alcançar os conceitos previstos, mas sobretudo, para a elevação da autoestima dos alunos e para a atração de novas turmas. Entre as principais orientações do encontro, Cristiano Oliveira destaca a valorização das ações que a Urcamp promove junto à comunidade. “Isso deve ser obtido através da formalização de registros e projetos e é uma das mais eficientes comprovações de sua importância na comunidade regional”, avalia.

 

A assessora pedagógica da reitoria, Viviane Kanitz Gentil, informa que o Enade tem sido uma prioridade constante da Urcamp, embora a cada ciclo avaliativo os métodos de preparação ganhem intensidade. O segundo semestre de 2017 marca a participação de seis cursos da instituição no exame: Pedagogia (Bagé), Ciências Biológicas (Bagé e Alegrete), Educação Física (Bagé, Alegrete e São Gabriel), Sistemas de Informação, Arquitetura, Engenharia Civil e Letras (Santana do Livramento). “Neste contexto, os coordenadores apresentam projetos de integração dos conteúdos, seja mediante inserção de questões de provas do Enade, seja com a discussão dos temas em salas de aula”, disse Viviane, explicando que as ações dos professores somam-se a iniciativas estratégicas para a oferta de ensino.

 

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...