ANO: 25 | Nº: 6335

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
05/06/2017

Livro Rio Grande do Sul – Homens e Máquinas foi lançado na sexta-feira, em Bagé

Foto: Viviane Becker

Fotógrafo bajeense, Eurico Salis, em noite de autógrafos
Fotógrafo bajeense, Eurico Salis, em noite de autógrafos

 

Imagens da vida do homem e suas ferramentas de trabalho no campo ou na metrópole ilustram com muita sensibilidade e técnica as páginas da publicação, “Rio Grande do Sul-Homens e Máquinas” do fotógrafo Eurico Salis.

O bajeense, que reside em Porto Alegre, compartilhou seu mais recente livro, com os contemporâneos, na sexta-feira, quando participou de inúmeras atividades na cidade, finalizada pela sessão de autógrafos, na AZ Galeria.

Na ocasião, ele recebeu amigos, apreciadores de sua arte e familiares que foram conferir de perto o livro. Através de belas imagens, o fotógrafo transmite toda sua sensibilidade e poesia retratando a relação do homem com suas ferramentas de trabalho, sejam elas rústicos martelos, soldas e ferros retorcidos, máquinas agrícolas, ou delicados chips usados na indústria da informática. A produção de artesãos, escultores, serralheiros, alambradores, sapateiros e mecânicos são retratadas na obra que também destaca a indústria metal mecânica e a indústria do chip, passando pela indústria do alimento, frutas e queijos e vinho, da extração do minério do carvão e do calcário, a agroindústria e suas gigantescas máquinas agrícolas nas plantações do arroz, soja e trigo, a fumocultura, a petroquímica, a indústria naval e a celulose. Tudo isto está presente no livro, que mantém o conceito da fotografia,  baseando-se no fine art (criada de acordo com a visão do artista), são imagens com o DNA do fotógrafo, que prima pela utilização da luz natural. Salis comentou, durante a sessão de autógrafos, que já trabalha em uma nova obra que fará parte desta série, junto ao livro Rio Grande do Sul, o Solo e o Homem, lançado em 2013.

 

Outras obras

Quem aprecia o trabalho do profissional pode conferir, ainda, outras publicações como o Porto Alegre Centro Históricos; Cidades Gaúchas - Cidades Urbanas; Porto Alegre Cenas Urbanas, Paisagens Rurais; Caminhos Gaúchos - Olhar dos Viajantes, entre outros.

 

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...