Cidade
Economia e centralização de serviços motivam mudança de prédio da Prefeitura de Aceguá
A partir do final deste mês, a Prefeitura de Aceguá mudará de endereço. Isto porque, após 21 anos de emancipação, o prédio da gestão municipal deve centralizar todas as secretarias em apenas um local. O objetivo é que a medida torne os atendimentos mais eficientes e a estrutura mais econômica.
O vice-prefeito de Aceguá, Júlio César Monteiro, informa que, no momento, o município ocupa oito prédios no centro da cidade. Destes, apenas dois são próprios, um deles ocupado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
O novo prédio, no entanto, tem um espaço mais amplo, com dois andares, e possibilidade de abrigar mais de 100 funcionários. Monteiro acredita que com a mudança, que deve iniciar até o final deste mês e se estender até a metade do segundo semestre, será possível uma economia de cerca de R$ 10 mil mensais. Ele aponta que, atualmente, o valor pago pelo município somente em aluguel dos prédios é superior a R$ 20 mil.
"Com essa mudança, além de economizar no pagamento dos aluguéis, também deve haver redução de gastos de energia elétrica e água porque vai centralizar todo o atendimento administrativo em apenas um prédio. Apenas as secretarias com serviços mais operacionais continuarão ocupando os mesmos prédios de antes”, esclarece.
A própria Secretaria de Educação deve mudar para o novo prédio, também alugado e adaptado para abrigar o poder público, e ceder espaço para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "Vamos continuar alugando alguns espaços para os serviços mais operacionais, mas todo o setor administrativo vai ser centralizado nesse novo espaço, que foi projetado como espaço comercial e apartamentos, mas agora está em fase de adaptação para atender à nova demanda", fala.