MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Trabalho de digitalização do Museu Dom Diogo de Souza é exposto em fórum nacional

Publicada em 06/06/2017
Trabalho de digitalização do Museu Dom Diogo de Souza é exposto em fórum nacional | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O trabalho do projeto Patrimônio Digital, que está sendo desenvolvido por uma equipe de docentes e acadêmicos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) foi apresentado na semana passada, no 7º Fórum Nacional de Museus – evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Porto Alegre. Na modalidade pôster, o trabalho está entre os 28 escolhidos dos 135 trabalhos inscritos para participar do fórum. A programação de atividades se estendeu até ontem, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

De acordo com a coordenadora do projeto, professora e historiadora Clarisse Ismério, apenas dois trabalhos apresentados estavam direcionados à linha digital. Ela avaliou positivamente o evento, pois valoriza a produção acadêmica e destaca a qualidade da produção. "Apesar de morar em local de difícil acesso de grandes centros, temos trabalhos qualificados. Estamos produzindo tecnologia e pesquisa”, ressaltou a docente.

O projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias e metodologias para digitalização do patrimônio (material e imaterial) nos espaços de memória de Bagé. As atividades estão sendo trabalhadas, primeiramente, no Museu Dom Diogo de Souza, pois é nele que está a grande parte da história e do patrimônio cultural da cidade. Com isso, o projeto tem o objetivo de promover uma revitalização digital do acervo do museu.

A equipe de pesquisa está formada pelos docentes Clarisse Ismério, Fábio Paz, Ângela Carretta, Elisabeth Drumm e Carmem Barros, além da participação dos acadêmicos Denizar Souza, Josiéllen Milano e Mateus Moreira, envolvendo os cursos de História, Pedagogia, Administração, Arquitetura e Sistemas de Informação.

Segundo a coordenação do projeto, o trabalho prossegue com a intenção de colocar os dados no sistema e implantar o toten no museu. “Vamos seguir produzindo trabalhos e artigos científicos para eventos”, completou Clarisse.

Uma das gestoras do Museu Dom Diogo de Souza/Fundação Áttila Taborda, professora Maria Luíza Pêgas, também acompanhou o evento durante a semana e a exposição do trabalho que está sendo aplicado na instituição cultural, junto ao coordenador da 6ª Região Museológica, professor e museólogo, Adilson Nunes de Oliveira.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br