MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Centro de referência em atendimento neonatal realiza cerca de 120 testes do pezinho por mês

Publicada em 07/06/2017
Centro de referência em atendimento neonatal realiza cerca de 120 testes do pezinho por mês | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Em Bagé, não houveram atividades em alusão à data na rede pública de saúde

O Dia Nacional do Teste do Pezinho, assinalado ontem, faz parte das atividades do Junho Lilás. A data foi criada pelo Ministério da Saúde como forma de chamar a atenção para a importância dos exames de triagem neonatal. Em Bagé não houve atividades alusivas à data.

Responsável pelo laboratório do posto de saúde Camilo Gomes, referência em tratamento neonatal em Bagé, Ana Flávia Floriano comenta que são realizados cerca de 120 testes por mês, entre o 3º e 5º dia dos recém-nascidos. "É um movimento bastante intenso porque as mães já se conscientizaram da importância do teste. Já saem da Santa Casa direto para cá", conta.

Somente no Rio Grande do Sul, em 2016, foram mais de 130 mil exames feitos, o que significa que 95% dos recém-nascidos fizeram a avaliação, a maioria deles gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No mesmo período, em todo o território nacional, mais de 2,3 milhões de recém-nascidos fizeram o teste do pezinho no Brasil. Os testes gratuitos cobrem 76,91% dos nascidos vivos no País.

Com apenas uma gota de sangue retirada do pé do recém-nascido, preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida, é possível detectar doenças graves que podem interferir no desenvolvimento do bebê, como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Quanto mais cedo as doenças forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças.

Desde 1992, o teste do pezinho se tornou obrigatório em todo o território nacional e hoje está previsto no Programa Nacional de Triagem Neonatal, adotado pelo Ministério da Saúde desde 2011. Pelo programa, o SUS disponibiliza acesso universal e integral às triagens, conhecidas como teste do pezinho, da orelhinha, do olhinho, da linguinha e do coraçãozinho.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br