MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Com sucesso de público em todo País, Central será exibido em Bagé

Publicada em 10/06/2017
Com sucesso de público em todo País, Central será exibido em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Documentário foi filmado no Presídio Central de Porto Alegre

        Na próxima segunda-feira, o documentário Central – O poder das facções no maior presídio do Brasil, dirigido pela jornalista Tatiana Sager e com roteiro e codireção de Renato Dornelles, terá uma exibição única com uma parceira entre a produtora Panda Filmes, o Cine 7 e o curso de Psicologia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) . O documentário está na sua 10ª semana de exibição e já levou mais de 17 mil pessoas aos cinemas. Por duas semanas, Central foi o filme nacional mais visto em todo Brasil. 

Filmado no Presídio Central de Porto Alegre - considerado, em 2008, o pior do País, pelo Congresso Nacional, e um dos piores da América Latina pela Organização dos Estados Americanos (OEA) –, o longa-metragem denuncia problemas comuns à maioria das cadeiras públicas brasileiras, que vão muito além da superlotação. As cenas expõem flagrantes de esgoto a céu aberto, consumo livre de drogas nas galerias e tráfico de armas. Facções criminosas ditam as regras dentro e fora da cadeia, o que se reflete nos índices de criminalidade das cidades gaúchas, além de trazer à tona a singularidade da maior unidade prisional do Estado: a convivência dos detentos em galerias sem grades.

A partir de depoimentos de policiais militares, autoridades, como o juiz Sidinei Brzuska, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, o promotor de Justiça Gilmar Bortolotto, e o sociólogo Marcos Rolim, familiares e presos, o filme desnuda as diversas faces de uma mesma história, procurando expressar a autenticidade de um mundo que corre à margem, mas que está absolutamente integrado à nossa estrutura social. Muitas imagens foram gravadas pelos próprios detentos, condição imposta pelos presos para que fossem captados vídeos diretamente das galerias – espaços nos quais nem os guardas têm acesso. 

O documentário é inspirado no livro Falange Gaúcha - a história do Crime Organizado no Rio grande do Sul, de Renato Dornelles. Para os realizadores, o documentário pretende ser, ao mesmo tempo, um instrumento de impacto social real que dá luz à engrenagem que move todo o funcionamento do sistema penitenciário, dentro e fora da cadeia, e de denúncia das condições degradantes que levaram o Presídio Central a ser considerado o pior do Brasil e definido como a “Masmorra do Século 21” pela CPI do Sistema Carcerário do Congresso Nacional.

 

Premiações

O documentário recebeu os prêmios de Melhor Documentário de Língua Portuguesa no Festin - Portugal (2016), de Melhor Documentário no 33° Prêmio Nacional dos Direitos Humanos de Jornalismo (2016) e de Finalização FAC-RS (2014). Além de ter participado da seleção oficial do Florianópolis Audiovisual do Mercosul (FAM), em Santa Catariana (2016), e do DocMontevideo, no Uruguai (2016), da Mostra Panorama do Festival Visões Periféricas, no Rio de Janeiro (2016) e da Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado, no RS (2016). 

 

Ficha técnica

 

Título: Central - O poder das facções no maior presídio do Brasil

Direção: Tatiana Sager

Codireção: Renato Dornelles

Produção: Beto Rodrigues e Tatiana Sager

Produção executiva: Beto Rodrigues e Raquel Sager

Roteiro: Tatiana Sager, Renato Dornelles e Luca Alverdi

Direção de fotografia: Pedro Rocha

Trilha sonora original: Everton Rodrigues

Montagem: Luca Alverdi e Ricardo Zauza

Desenho de som e mixagem: André Sittoni

Idade indicativa: 14 anos

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br