ANO: 25 | Nº: 6281
10/06/2017 Cidade

MEC deve implantar, em Bagé, Centro de Desenvolvimento Regional

Foto: Divulgação

Reitora participou de seminário internacional na Paraíba.
Reitora participou de seminário internacional na Paraíba.

A reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha), Lia Maria Herzer Quintana, participou, nos dias 8 e 9, do Seminário Internacional “Rumo ao Desenvolvimento Sustentável: dos marcos globais às agendas regionais”. O evento ocorreu no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (Citta), na Paraíba e foi realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), em parceria com instituições e outros órgãos.
O seminário faz parte do projeto desenvolvido pelo CGEE para o MEC voltado à concepção de um programa de implantação de Centros de Desenvolvimento Regional em universidades e instituições de ciência e tecnologia do País. A cidade de Campina Grande é um dos pilotos do projeto. No total são quatro modelos piloto de centros e o município de Bagé foi contemplado com um. “O MEC vai implantar esses modelos de desenvolvimento regional e nós vamos ter um dos quatro pilotos do Brasil”, informa a reitora. Ela avalia positivamente a conquista. “É um trabalho em um conjunto das universidades”, acrescenta.
No seminário, a gestora participou de uma mesa de discussão, onde foram abordados os problemas do desenvolvimento sustentável, desde uma perspectiva regional, em conexão com as propostas do documento do projeto CGEE/MEC “Participação das Universidades e Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa no Desenvolvimento Regional Sustentável”.
Nos debates, esteve presente, além de Lia Quintana, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antônio Fontoura Hansen e o pró-reitor de Inovação, professor Cléber Cristiano Prodanove, que levou a experiência dos coredes no Estado e da ciência e tecnologia da pesquisa de desenvolvimento regional.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...