MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Desembargadora ministra palestra na abertura da Semana Jurídica

Publicada em 13/06/2017
Desembargadora ministra palestra na abertura da Semana Jurídica | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Na noite desta segunda-feira aconteceu a abertura oficial da 38ª Semana Jurídica do curso de Direito da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza. A primeira noite do evento contou com a palestra da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Beatriz Henck, sobre “O direito do trabalho no contexto atual – reforma da legislação trabalhista”.

A desembargadora parabenizou a organização do evento sobre os temas que estão sendo discutidos na Semana Jurídica. Durante a abordagem, a magistrada comentou que o País possui 14 milhões de desempregados, reflexo de um cenário de crise na economia, nas instituições, na ética e na política.

Com enfoque na reforma Trabalhista, Beatriz destacou que esse processo é o maior no direito material e processual desde os anos 40. "Na alteração do Código Civil, uma comissão de juristas discutiu sobre o tema. Na reforma, não houve essa discussão", pontuou.

Uma das maiores mudanças, segundo a palestrante, foi os sete artigos da CLT e há duas questões nesse processo (a terceirização generalizada e o negociado sobre o legislado). "A reforma foi além. As mudanças são exaustivas e há inúmeras. É a morte da espinha dorsal do direito do trabalho", frisou.

A desembargadora também explicou que as instâncias da Justiça do Trabalho são similares a do direito do alemão, que produz justiça e paz social, por meio de acordo, decisões, greves e conclusão pré-processual. "É necessária a nossa participação para que tenhamos paz", afirmou.

Após a palestra, acadêmicos, docentes e convidados esclareceram dúvidas com a magistrada.

Na ocasião, a reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, saudou as autoridades, professores e acadêmicos, e lembrou que o curso de Direito tem 48 anos de existência e quatro mil egressos. A gestora relembrou que a universidade recebeu, no ano passado, o selo OAB Recomenda, entregue apenas para cinco instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. “É bom lembrar que há um total de 61 cursos de Direito no Estado e no segundo semestre de 2016, obtivemos 35% de aprovação na OAB”, falou.

A reitora agradeceu a presença da desembargadora, que, segundo Lia, soma 28 anos de experiência como juíza do Trabalho.

Para a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Marilene Vaz Silveira, o evento é de suma importância, pois os alunos têm acesso à informação que eles não têm em sala de aula. “Eles conhecem técnicos na área, mas a semana é a continuidade de atividades de sala de aula”, argumentou. A professora acrescentou que outros cursos do CCSA promovem palestras e minicursos relacionados as suas áreas.

O coordenador do curso de Direito, professor Heron Vaz, frisou a importância da Semana Jurídica, bem como a variedade de temas que serão discutidos até amanhã.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br