MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Fiéis celebram Corpus Christi

Publicada em 14/06/2017
Fiéis celebram Corpus Christi | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Devotos confeccionam tapetes para recepcionar Cristo

A Igreja Católica comemora, nesta quinta-feira, o dia de Corpus Christi. A data, lembrada em todo o mundo, tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

De acordo com o pároco da Catedral de São Sebastião, padre Airton Gusmão, no período da manhã, escolas e entidades bajeenses confeccionarão o tradicional tapete. Às 15h, acontece a missa na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Logo após, ocorre a tradicional procissão até a Catedral.

O padre explica que a data é um gesto de respeito e crença à Eucaristia. Segundo ele, o sacramento central da fé cristã. "Comemoraremos, pois Jesus Cristo está vivo entre nós, caminhando ao nosso lado pelos tapetes", afirma.
 
A expressão Corpus Christi, originada do latim, significa "Corpo de Cristo". A data é sempre celebrada 60 dias após a Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, para fazer alusão à quinta-feira santa, quando, na última ceia, Jesus pede aos seus apóstolos para que celebrem sua lembrança, comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue, instituindo, assim, o sacramento da Eucaristia.

Origem da celebração

A celebração teve origem em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando Cristo teria aparecido em visões da freira Juliana de Cornion, lhe demonstrando o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV instituiu a festa no calendário da Igreja Católica.

A festividade passou a integrar o calendário religioso brasileiro em 1961. Após, uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.

Durante a procissão, o bispo carrega o ostensório com a hóstia consagrada. O percurso é marcado pelo tapete confeccionado pelos devotos, onde são representadas cenas bíblicas e objetos de devoção. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br