ANO: 25 | Nº: 6383
14/06/2017 Cidade

Fiéis celebram Corpus Christi

Foto: Antônio Rocha

Devotos confeccionam tapetes para recepcionar Cristo
Devotos confeccionam tapetes para recepcionar Cristo

A Igreja Católica comemora, nesta quinta-feira, o dia de Corpus Christi. A data, lembrada em todo o mundo, tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

De acordo com o pároco da Catedral de São Sebastião, padre Airton Gusmão, no período da manhã, escolas e entidades bajeenses confeccionarão o tradicional tapete. Às 15h, acontece a missa na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Logo após, ocorre a tradicional procissão até a Catedral.

O padre explica que a data é um gesto de respeito e crença à Eucaristia. Segundo ele, o sacramento central da fé cristã. "Comemoraremos, pois Jesus Cristo está vivo entre nós, caminhando ao nosso lado pelos tapetes", afirma.
 
A expressão Corpus Christi, originada do latim, significa "Corpo de Cristo". A data é sempre celebrada 60 dias após a Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, para fazer alusão à quinta-feira santa, quando, na última ceia, Jesus pede aos seus apóstolos para que celebrem sua lembrança, comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue, instituindo, assim, o sacramento da Eucaristia.

Origem da celebração

A celebração teve origem em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando Cristo teria aparecido em visões da freira Juliana de Cornion, lhe demonstrando o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV instituiu a festa no calendário da Igreja Católica.

A festividade passou a integrar o calendário religioso brasileiro em 1961. Após, uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.

Durante a procissão, o bispo carrega o ostensório com a hóstia consagrada. O percurso é marcado pelo tapete confeccionado pelos devotos, onde são representadas cenas bíblicas e objetos de devoção. 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...