MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Municípios decretam situação de emergência

Publicada em 14/06/2017
Municípios decretam situação de emergência | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Vias Urbanas sofreram com a erosão

A situação precária de estradas da zona rural e da cidade, devido às chuvas que ocorreram nos últimos meses, fez com que Bagé decretasse situação de emergência na sexta-feira passada. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados e a Defesa Civil municipal tem 15 dias para encaminhar a documentação ao Estado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Bagé, Ronaldo Rosa, os laudos irão apontar os danos devido à enxurrada que destruiu tanto estradas urbanas como rurais. Ele conta que choveu em torno de 1,1 mil milímetros no período, enquanto no mesmo período do ano passado foram 800 milímetros. “As secretarias estão realizando os levantamentos para que possamos requisitar recursos”, disse.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Cléber Zuliani Carvalho, dos 800 quilômetros de estradas do interior do município, cerca de 600 quilômetros estão em situação precária e a maioria intransitável. Ele cita as estradas das localidades de Encruzilhada, em direção ao Rodeio Colorado, Capão Alto e Rincão do Jardim, além da via da barragem emergencial, que teve parte levada pela água.

O secretário municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Hoesel, afirmou que a maioria das ruas foram prejudicadas com o excesso de chuva. Ele frisou que até as vias de pedra sofreram prejuízos, como a rua Dr. Penna, que está há mais de um mês com parte do trânsito interrompido.

Hoesel informou que na segunda-feira começou a recuperação da rua Narciso Suñe e partirá para a Monsenhor Constábile Hipólito.

Candiota

O município de Candiota, que também decretou situação de emergência na sexta-feira, conseguiu juntar toda a documentação e encaminhar ao Estado. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Milton Piazza, os prejuízos chegaram a R$ 5,8 milhões na área privada e estradas.

O coordenador ressaltou que mais de 90 quilômetros de estrada estão interditados e com bueiros entupidos, o que causou cancelamento de aulas na zona rural. Também teve prejuízos no forro do prédio que abriga o posto de saúde do assentamento 8 de Agosto e nas principais estradas vicinais o trânsito foi interrompido. Além disso, seis famílias dos assentamentos Paraíso e Passo do Tigre tiveram as casas atingidas pelo temporal.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br