ANO: 25 | Nº: 6335
14/06/2017 Campo e Negócios

Terneiros com mais peso no Distrito de Palmas

Foto: Divulgação

Dagoberto Oliveira foi um dos palestrantes
Dagoberto Oliveira foi um dos palestrantes

O debate e troca de experiências com os produtores, realizado pelo NPTC (Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte), contou com representação da Associação Rural e Emater de Bagé e cerca de setenta produtores da região das Palmas, no sábado pela manhã.

De acordo com o proposto, os temas que iniciaram o debate com o produtor Dagoberto Oliveira, foram a repetição de cria, desmame e otimização da área física com a população (lotação de animais por hectare), assim como o procedimento de manejo adequado, levando em consideração as condições de cada tipo de propriedade rural e suas pastagens.

No segundo momento da conversa com os produtores, o médico-veterinário e produtor rural Gilberto Loureiro de Souza apresentou um programa aplicado na Viragro Agropecuária - Cabanha Tala, em Dom Pedrito. O programa, conforme o médico-veterinário, trata da alimentação com suplementos alimentares, desmame e cuidados com os carrapatos, como principais métodos de manejo. Com isso, os resultados obtidos são o abate precoce, maior índice de natalidade e boa carga animal com melhor desempenho do rebanho.

Finalizou as falas e troca de experiências, o pesquisador aposentado da Embrapa, Francisco Alves Branco. Ao abordar o controle parasitário como um dos principais elementos de impacto na economia, o pesquisador explicou que a estrutura populacional, o ciclo de vida e a zona de conforto (temperatura) do parasita devem ser monitorados constantemente pelos produtores, para evitar a superpopulação. Esse controle profilático é de extrema importância para manter um rebanho sadio e livre da tristeza parasitária.

Ao finalizar o evento, o presidente em exercício, Cesar Piegas, confirmou aos presentes que o NPTC está sempre de portas abertas para auxiliar aos produtores de terneiros.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...