MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Terneiros com mais peso no Distrito de Palmas

Publicada em 14/06/2017
Terneiros com mais peso no Distrito de Palmas | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dagoberto Oliveira foi um dos palestrantes

O debate e troca de experiências com os produtores, realizado pelo NPTC (Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte), contou com representação da Associação Rural e Emater de Bagé e cerca de setenta produtores da região das Palmas, no sábado pela manhã.

De acordo com o proposto, os temas que iniciaram o debate com o produtor Dagoberto Oliveira, foram a repetição de cria, desmame e otimização da área física com a população (lotação de animais por hectare), assim como o procedimento de manejo adequado, levando em consideração as condições de cada tipo de propriedade rural e suas pastagens.

No segundo momento da conversa com os produtores, o médico-veterinário e produtor rural Gilberto Loureiro de Souza apresentou um programa aplicado na Viragro Agropecuária - Cabanha Tala, em Dom Pedrito. O programa, conforme o médico-veterinário, trata da alimentação com suplementos alimentares, desmame e cuidados com os carrapatos, como principais métodos de manejo. Com isso, os resultados obtidos são o abate precoce, maior índice de natalidade e boa carga animal com melhor desempenho do rebanho.

Finalizou as falas e troca de experiências, o pesquisador aposentado da Embrapa, Francisco Alves Branco. Ao abordar o controle parasitário como um dos principais elementos de impacto na economia, o pesquisador explicou que a estrutura populacional, o ciclo de vida e a zona de conforto (temperatura) do parasita devem ser monitorados constantemente pelos produtores, para evitar a superpopulação. Esse controle profilático é de extrema importância para manter um rebanho sadio e livre da tristeza parasitária.

Ao finalizar o evento, o presidente em exercício, Cesar Piegas, confirmou aos presentes que o NPTC está sempre de portas abertas para auxiliar aos produtores de terneiros.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br