ANO: 25 | Nº: 6381
15/06/2017 Editorial

Jornal MINUANO retoma edições impressas de segunda-feira

Veículo vai manter cobertura online em tempo real no final de semana

O Jornal MINUANO reavaliou a medida de extinguir a edição impressa de segunda-feira, que seria substituída pela edição online. O jornal do primeiro dia útil volta a circular na próxima semana em sua versão impressa, principalmente em respeito às solicitações dos leitores e assinantes. Essa decisão vem valorizar uma característica que pode ser própria do leitor de Bagé: para o morador da Rainha da Fronteira, ainda não é a hora de substituir uma leitura tradicional, como é a do jornal no papel, pela leitura digital proporcionada nas telas de computadores ou smartphones.

Assim, outra informação importante que se extrai dessa experiência é o fato de que, ao contrário das mais modernas tendências de leitura de notícias, o papel do jornal e o jornalismo impresso saíram fortalecidos dos contatos que tivemos com nossos leitores. Essa posição reforça a importância da edição formal frente à potência e agilidade da internet e das redes sociais. E essa é uma boa notícia em se tratando da literatura dedicada ao tema quando vaticina o fim do jornal impresso frente ao avassalador domínio da tecnologia. E se esse comportamento se repetisse em outras comunidades ou públicos, teríamos um indício razoável da resistência do jornal convencional. Pode ser tudo isso. Ou simplesmente que os bajeenses decidiram que esta não é a hora. E nós aceitamos a sua decisão.

Internet fortalecida

Se por um lado os bajeenses apontaram a preferência pela edição impressa, também não desaprovaram o exercício do online. Com uma média de dois mil acessos diários, o site do Jornal MINUANO consolida-se como um dos espaços mais buscados pelos leitores na internet.  

Por isso, e pela aprovação da experiência do último final de semana, quando as notícias foram publicadas no site www.jornalminuano.com.br no instante em que os fatos aconteciam, vamos também manter o plantão em tempo real. Só para se ter uma ideia, a cada postagem realizada em tempo real, o site do jornal consegue acumular uma média de 200 internautas simultaneamente, o que é um índice de leitura altíssimo para os padrões de imprensa regional.

O trabalho em tempo real, inaugurado no último fim de semana, também foi amplificado pelos compartilhamentos de redes sociais, espaço em que ganharam muitos comentários e interação com os leitores que só leriam aquela informação na segunda-feira.

Ou seja, reajustando o rumo de nossa política de circulação, nós estamos antecipando as notícias de segunda-feira, bem ao gosto deste leitor de tempos conectados, e garantindo ao leitor do impresso o registro que eles tanto reivindicaram. Que os tempos sejam modernos, desde que seja cada um a seu tempo.

 

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...