ANO: 23 | Nº: 5718
17/06/2017 Cidade

Minicursos e discussões sobre problemas sociais marcam semana acadêmica do CCSA

Foto: Claudenir Munhoz

Atividades envolveram estudantes da Universidade da Região da Campanha
Atividades envolveram estudantes da Universidade da Região da Campanha

 

Na noite desta quarta-feira, encerrou a Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Durante três dias, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social e Direito promoveram diversas atividades com o intuito de agregar conhecimento e trocar experiências entre discentes, docentes, egressos e profissionais das áreas.

 

Comunicação Social

 

A programação do curso de Comunicação Social foi marcada por palestras, oficinas e mesa de debates no teatro de Belas Artes. Na noite de quarta-feira, os participantes puderam acompanhar as experiências das jornalistas Raquel Saliba e Mariana Kalil, as quais expuseram seus trabalhos ao longo dos anos de carreira. Para o coordenador do curso, professor Glauber Pereira, as propostas das semanas acadêmicas tem sido de colocar os alunos em contato com profissionais de grandes experiências nas áreas da comunicação. Este ano, o evento teve como tema “Verídicos e conectados – desafios para a prática da convergência”. “A comunicação está em processo de mudança e por isso a discussão, pois há uma preocupação na qualidade, na credibilidade da informação”, comentou o coordenador.

 

Administração e Contábeis

 

O destaque da semana acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis foram os minicursos oferecidos, os quais tiveram a participação e orientação de egressos da instituição, com o intuito de desenvolver a prática empresarial. Para a coordenadora de Administração, professora Rita Saraiva Jorge, o evento é uma oportunidade para os alunos vivenciarem a parte prática do curso, buscando aplicar os conceitos teóricos trabalhados em sala de aula. “É mostrar para os acadêmicos como os profissionais, empresas e empreendedores aplicam essa teoria – uma oportunidade para vivenciarem a realidade e saírem da rotina de aula, mas com conteúdo dinâmico e atualizado”, frisou.

 

Já para o coordenador de Ciências Contábeis, professor Marcus Chaves, enfatiza que a semana é um evento acadêmico científico, com temas que tendem a realidade da profissão de contador. “É uma oportunidade para debatermos os mais diversos assuntos relevantes para a formação do aluno, com a participação de profissionais e acadêmicos”, completou.

 

Direito

 

A Semana Jurídica foi realizada nos períodos da manhã e noite, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza. Na abertura, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da quarta região do Rio Grande do Sul, desembargadora Beatriz Renck, proferiu uma palestra com o tema “O direito do trabalho no contexto atual – reforma da legislação trabalhista”.

 

A magistrada criticou esse processo de mudança e falou de números das ações da Justiça do Trabalho. "Das nossas ações, 25% o trabalhador não ganha nada. 42% são resolvidos por acordo. 33% são julgados procedentes em parte e o número de 2% talvez, seja o percentual de reclamatórias procedentes. Mais de 50% de nossas ações diz respeito às verbas rescisórias e mais um grande percentual é relativo a pagamento de salário, horas extras e verbas típicas e básicas de contrato de trabalho”, falou. A programação ainda foi marcada por palestras de delegados, além de profissionais da área.

 

Conforme o coordenador do curso, professor Heron Vaz, a semana foi planejada com o intuito de abordar os principais problemas sociais e fenômenos jurídicos do atual cenário político do Brasil. “Tivemos 460 acadêmicos inscritos. Uma participação muito boa de advogados e comunidade em geral, além de um apoio fundamental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Bagé”, declarou.

 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...