MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Previsão climática para junho, julho e agosto de 2017

Publicada em 17/06/2017
Previsão climática para junho, julho e agosto de 2017 | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Temperaturas da superfície dos oceanos interfere na climatologia

Os últimos meses têm sido muito chuvosos, em parte devido às passagens mais frequentes de frentes frias, com a entrada de uma ou duas a mais do que indica a climatologia. Isso pode estar atrelado ao aquecimento em grande área do Oceano Pacífico e também do Oceano Atlântico.

Os índices pluviométricos assustam, pois alguns municípios, principalmente na região Noroeste do Estado, já ultrapassaram a média histórica anual em apenas cinco meses, sendo os mais críticos abril e maio. O resultado disso é a inundação de muitas áreas, prejuízos nas lavouras, cidades e milhares de pessoas afetadas.

Apesar de todas essas adversidades, o Oceano Pacífico continua apresentando condições características de neutralidade. O mapa da ilustração mostra a Anomalia da Temperatura da Superfície do Mar para o mês de maio, onde o retângulo mostra a região que os centros internacionais usam para calcular o Índice Niño (índice que define eventos de El Niño e La Niña). A área marcada pelo círculo, no Oceano Atlântico Sul, está com o aquecimento de suas águas em declínio. Esse aquecimento anormal acaba trazendo mais umidade ao Rio Grande do Sul, principalmente no Centro-Leste do Estado, muitas vezes ocasionando o aumento de precipitações nessa região.

Conforme a última atualização do IRI (International Research Institute for Climate and Society, da Universidade de Columbia-EUA), a previsão que antes indicava El Niño no segundo semestre, diminuiu de 60% para 40% de probabilidade, ou seja, a previsão agora é de que se continue com neutralidade.  O comportamento das águas subsuperficiais do Oceano Pacífico, que são o combustível para o aquecimento ou resfriamento em superfície, também não está bem definido, o que deixa dúvidas quanto às previsões.

Em geral, as previsões do modelo utilizado pelo CPPMet da UFPel indicam chuvas acima da média histórica para os próximos três meses, muito em decorrência do aquecimento no Pacífico e Atlântico. Analisando as previsões de outros institutos, observa-se algumas diferenças, pois alguns indicam chuvas acima do normal para o próximo trimestre para o Rio Grande do Sul, enquanto outros indicam chuvas dentro do normal ou até um pouco abaixo, em algumas regiões.Independente disso é preciso que o orizicultor monitore a previsão de curto prazo, para minimizar os impactos de possíveis temporais com risco de enchentes, vendavais e granizo.

Com isso, recomenda-se ao que se faça a limpeza e manutenção dos drenos, se antecipe as reformas de bueiros e pontilhões, assim como os reparos nas barragens. Deve-se ficar atento ao sistema de irrigação no caso de cheia em rios, além de fazer o preparo antecipado do solo assim que possível.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br