MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Secretaria quer envolver empresários e população na limpeza da cidade

Publicada em 17/06/2017
Secretaria quer envolver empresários e população na limpeza da cidade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

 

Manter a cidade limpa é a proposta de um programa lançado em Bagé. A iniciativa da  Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) quer envolver nessa ação empresários e a população em geral.

 

Conforme o titular da pasta,  Bayard Paschoa Pereira, o programa será realizado como ação educativa. “Queremos mudar a postura de descompromisso que, muitas vezes, existe no comércio”, afirma.  Segundo ele, as propostas foram apresentadas e aprovadas pelo Conselho Municipal de IndústriaComércio e Serviços que tem representações do  Sindilojas, Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Associação de Jovens Empresários (Aje) e Conselho Bajeense da Mulher Empreendedora (Cobame), Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Sistema S e Sindicato dos Empregados do Comércio e Sindicato dos Contabilistas. 

 Comércio inserido na proposta

A proposta do município já é desenvolvida pelo setor de supermercados. De acordo com o gerente de Marketing do supermercado Nicolini, Selmo Dias, a empresa tem um plano de gerenciamento de resíduos que são pré-requisitos obrigatórios para o licenciamento ambiental.

O gerente salienta que um dos temas trabalhados é a sacola retornável. Ele informa que foram distribuídas cerca de 10 mil sacolas e, agora, o produto é subsidiado pela empresa. “O custo é R$ 4,43 e comercializamos pelo valor de R$ 3,97”, disse.

 Além disso, Dias frisa que as sacolas plásticas foram reforçadas para evitar usar mais de uma no caso de produtos mais pesados. Segundo o gerente, os resíduos plásticos sujos de sangue e a gordura são levados por empresas especializadas e as pilhas e lâmpadas são recolhidas e entregues à indústria “Não teremos dificuldade nenhuma para contribuir com o programa”, argumenta.

No segmento de padaria, que lida diretamente com alimentos, as praticas ambientais também são prioridade. Conforme a gerente da Casa do Pão, Carolina de Souza Bortolini, a empresa adotou o canteiro em frente da loja entrega para reciclagem latas e papelão.

 Carolina informa que a empresa faz doação de alimentos para instituição de caridade e tem um ponto de coleta de tampas garrafas que são encaminhadas para um projeto social em Porto Alegre.

 O comércio de confecções e calçados também se insere na campanha. De acordo com o proprietário da loja Temppo, Gilberto Alagia,  a empresa é parceira do governo municipal para implantação de práticas educativas. O empresário afirma que Bagé está atrasada em relação a cuidado com as vias. “As pessoas jogam muito lixo nas ruas, isso é assustador. E uma questão de educação”, acredita.

 Para Alagia as empresas devem se engajar no projeto e auxiliar, começando pelos colaboradores que na maioria das vezes, vivem nos bairros .

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br