ANO: 24 | Nº: 6186
17/06/2017 Cidade

Sete municípios da região podem ter compras de medicamentos e transporte de pacientes consorciados

Foto: Divulgação

Encontro encaminhou demandas da área da saúde
Encontro encaminhou demandas da área da saúde

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja )está se habilitando para realizar a compra consorciada de medicamentos. A entidade é composta pelos municípios de Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Pedras Altas Pinheiro Machado, Herval e Piratini. Na última semana, foi realizada uma reunião para tratar o tema. A expectativa é de que haja uma redução de, pelo menos, 40% dos valores.

De acordo com a diretora executiva do Cideja, Débora Cappua, para habilitar a compra deve ser instalado um programa de computador (sistema específico), que irá permitir que o consórcio faça o pedido dos medicamentos. Nesse sistema, poderão ser adquiridos os itens da farmácia básica do Sistema único de Saúde. “Após as informações serem inseridas no programa, faremos a compra conjunta e cada município retira na sede do Cideja em Candiota”, diz.

Segundo a diretora, até agora o consórcio tratava de verbas para infraestrutura e agora passará a atuar na área de saúde. Para que se concretize a compra dos medicamentos é preciso que aja adesão dos municípios. Ela ressalta que, além dos medicamentos, existe a possibilidade de mudar a forma de transporte de passageiros que viajam para fora do município.

Débora frisa que foi a primeira vez que os consorciados trataram sobre o tema e houve a participação de representantes das empresa Planalto e Ouro e Prata que são as concessionárias responsáveis pelas viagens a Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre. “Os representantes ofereceram sala vip e transporte dos passageiros de van até o local da consulta”, enfatiza. Salienta que, em caso de compra consorciada de passagens, o desconto pode superar 30%. “Os municípios irão estudar e encaminhar ao Cideja a demanda do serviço”, argumenta.

 

 

 

 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...