MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Candiota aposta na olivicultura em pequenas propriedades

Publicada em 19/06/2017
Candiota aposta na olivicultura em pequenas propriedades | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mainardi atua na articulação em parceria com o produtor Luiz Eduardo Batalha

A Prefeitura de Candiota pretende estimular a produção de oliveiras no município através de programa destinado a pequenos produtores. A garantia foi dada pelo prefeito Adriano Santos, do PT, ao deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, do PT, que vem articulando o projeto em parceria com o produtor Luiz Eduardo Batalha, proprietário da Chalet Agropecuária S.A, localizada no município de Pinheiro Machado.

A prefeitura está em fase de elaboração de um programa de desenvolvimento que englobará, entre outras atividades econômicas, incentivos à olivicultura com a criação de um fundo de fomento. O instrumento deverá financiar a aquisição de 50% das mudas que serão comercializadas por Batalha, um dos maiores olivicultores do País, ao preço de custo. A outra metade do investimento será financiada pelo produtor de Pinheiro Machado.

Mainardi explica que ‘a ideia inicial é selecionar 20 produtores assentados que implantarão, cada um, dois hectares, tendo um prazo de carência para o pagamento deste investimento inicial de quatro anos, que é o prazo para que a plantas comecem a apresentar uma boa produção’. O deputado, quando prefeito de Bagé, firmou convênio com a Itália que resultou no projeto Olivais do Pampa. “Importamos praticamente todo o azeite de oliva que consumimos no Brasil, nosso solo e clima são excepcionais para este cultivo, razões que me levam a acreditar cada vez mais no potencial de desenvolvimento da olivicultura na região”, concluiu.

O prefeito Adriano, que estava acompanhado do seu chefe de gabinete, Artêmio Parcianello, e do vereador Ataídes Silva, que vem participando das discussões desde o início, afirmou que a iniciativa pode renda alternativa aos pequenos produtores e, no futuro, vir a se constituir na principal atividade. “Temos que diversificar nossa produção estimulando e fomentando iniciativas como esta”, encerrou Adriano.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br