ANO: 23 | Nº: 5715
19/06/2017 Cidade

Candiota aposta na olivicultura em pequenas propriedades

Foto: Divulgação

Mainardi atua na articulação em parceria com o produtor Luiz Eduardo Batalha
Mainardi atua na articulação em parceria com o produtor Luiz Eduardo Batalha

A Prefeitura de Candiota pretende estimular a produção de oliveiras no município através de programa destinado a pequenos produtores. A garantia foi dada pelo prefeito Adriano Santos, do PT, ao deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, do PT, que vem articulando o projeto em parceria com o produtor Luiz Eduardo Batalha, proprietário da Chalet Agropecuária S.A, localizada no município de Pinheiro Machado.

A prefeitura está em fase de elaboração de um programa de desenvolvimento que englobará, entre outras atividades econômicas, incentivos à olivicultura com a criação de um fundo de fomento. O instrumento deverá financiar a aquisição de 50% das mudas que serão comercializadas por Batalha, um dos maiores olivicultores do País, ao preço de custo. A outra metade do investimento será financiada pelo produtor de Pinheiro Machado.

Mainardi explica que ‘a ideia inicial é selecionar 20 produtores assentados que implantarão, cada um, dois hectares, tendo um prazo de carência para o pagamento deste investimento inicial de quatro anos, que é o prazo para que a plantas comecem a apresentar uma boa produção’. O deputado, quando prefeito de Bagé, firmou convênio com a Itália que resultou no projeto Olivais do Pampa. “Importamos praticamente todo o azeite de oliva que consumimos no Brasil, nosso solo e clima são excepcionais para este cultivo, razões que me levam a acreditar cada vez mais no potencial de desenvolvimento da olivicultura na região”, concluiu.

O prefeito Adriano, que estava acompanhado do seu chefe de gabinete, Artêmio Parcianello, e do vereador Ataídes Silva, que vem participando das discussões desde o início, afirmou que a iniciativa pode renda alternativa aos pequenos produtores e, no futuro, vir a se constituir na principal atividade. “Temos que diversificar nossa produção estimulando e fomentando iniciativas como esta”, encerrou Adriano.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...