ANO: 23 | Nº: 5718
19/06/2017 Cidade

Jornalismo da Urcamp apresenta pesquisas no maior congresso de comunicação da região Sul do País

Foto: Fernanda Guedes-Especial/JM

Acadêmicos e professores do curso de Jornalismo da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) participaram, entre os dias 15 e 17 de junho, do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom Sul. O evento ocorreu na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na Serra Gaúcha, onde reuniu mais de dois mil congressistas e teve como tema “Comunicação, memórias e historicidades”.

Na quinta-feira, 15, as estudantes Cecília Ferreira e Larissa Hummel, ambas, de 20 anos, apresentaram projetos na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Os trabalhos estiveram entre os cinco finalistas da região Sul nas categorias de projeto de Assessoria de Imprensa e jornal-laboratório impresso. Cecília falou sobre um trabalho de assessoria realizado para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), em Bagé, sem fins lucrativos. Já Larissa explicou sobre os cadernos especiais que foram produzidos e veiculados no laboratório Jornal MINUANO, destacando a prática interdisciplinar de redação.

Na sexta-feira, 16, as acadêmicas apresentaram trabalho no Intercom Júnior, os quais foram “Uma análise da cobertura jornalística do portal G1 na operação Carne Fraca” e a “Apresentação pessoal e ética do jornalista no cinema: uma análise do profissional no filme A montanha dos sete abutres”. Além disso, os acadêmicos Dhéssika Vidikin, 20 anos, e Fábio Quadros, 22 anos, expuseram sobre a área da fotografia, quando apresentaram o trabalho “Fotojornalismo: o discurso fotográfico da Gaúcha hoje, nas manifestações do impeachment do ano de 2016”. Todos os trabalhos tiveram orientação das professoras Cristiane Pereira e Taiane Volcan.

Para Cecília Ferreira o evento foi desafiador, mas uma experiência enriquecedora. “Foi a primeira vez que apresentei trabalhos em um evento regional deste porte, onde reuniu universidades de todo o Brasil. Deu aquele “frio na barriga”. Pretendo inscrever trabalhos no próximo ano”, diz. Já a acadêmica Dhéssika avalia que foi uma oportunidade única, pois conseguiram trocar ideias com demais estudantes. “O pessoal ficou bem interessado no nosso trabalho e até solicitaram o nosso artigo. É uma troca de experiências e conhecimentos. Pretendemos apresentar outros trabalhos nos próximos congressos”, comenta.

Para o coordenador da graduação, professor Glauber Pereira, o curso está investindo nos últimos anos em iniciação científica e o resultado desse processo é a participação dos alunos em edições do Intercom. “Foi fantástico e uma grande experiência. Esperamos que nos próximos eventos a gente consiga estimular os alunos a participar ainda mais com trabalhos”, pontua o docente.

Durante a estada na Serra Gaúcha, os acadêmicos visitaram, ainda, o jornal Pioneiro, do Grupo RBS, onde conheceram as dependências do veículo de comunicação e a gráfica onde são impressos os exemplares.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...