ANO: 23 | Nº: 5813

Sidimar Rostan

sidimar_frostan@hotmail.com
Editor de política e comentarista da coluna Fogo Cruzado. Jornalista, é especialista em Comunicação e Política e subeditor geral do Jornal Minuano.
19/06/2017 Sidimar Rostan (Fogo cruzado)

Lara assume relatoria de projeto que cria serviço de castração de cães e gatos

Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS

Parlamentar bajeense pode apresentar posição favorável ou contrária à matéria
Parlamentar bajeense pode apresentar posição favorável ou contrária à matéria

O deputado bajeense Luís Augusto Lara, do PTB, será o relator, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, da matéria que dispõe sobre o controle populacional de cães e gatos, no Estado do Rio Grande do Sul, através de unidades móveis de esterilização, proposta pelo pedetista Gilmar Sossella, do PDT. O texto de autoria do parlamentar pedetista institui o serviço público de controle reprodutivo por meio de veículos itinerantes, adaptados para a realização do serviço, denominados como 'Castramóvel'.

As unidades contarão com mesa de cirurgia, aparelho de anestesia inalatória, balança para pesagem dos animais e demais materiais cirúrgicos e equipamentos que se fizerem indispensáveis à viabilidade do projeto. A proposta de Sossella estabelece que os serviços prestados nas unidades móveis deverão observar as normas dos Conselhos Federais e Estaduais de Medicina Veterinária. Serão contemplados neste projeto os municípios que se cadastrarem junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

O Executivo também fica autorizado a celebrar convênios e parcerias com entidades de proteção animal e outras organizações não governamentais. O proponente destaca que a iniciativa partiu da vereadora de Pelotas, Cristina Oliveira, do PDT. A intenção é facilitar o controle populacional dos animais de pequeno porte, viabilizando a conscientização em relação à importância da castração. “Trata-se de medida efetiva no auxílio à saúde pública”, argumenta Sossella. A Assembleia não tem prazo para votar a matéria, em caráter conclusivo.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...