ANO: 23 | Nº: 5669
19/06/2017 Cidade

Projeto pretende resgatar cultura negra da região

Foto: Divulgação

Isadora irá coordenar projeto
Isadora irá coordenar projeto

O Projeto Xirê-Dun “A Dança Celebra a História dos Negros no Pampa”, coordenado pela produtora cultural Isadora Bispo, será lançado no salão nobre da Prefeitura de Bagé, no sábado, 24. A proposta, viabilizada através de edital da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, visa a formação de grupos de artistas da região do Pampa gaúcho, com foco na pesquisa e difusão da cultura negra.

Isadora explica que podem participar da iniciativa grupos de capoeira, dança de rua, escolas de samba, jazz, rap, tribais e de matriz africana. A coordenadora informa que o projeto irá oferecer, ao longo de nove meses, atividades como oficinas, workshops e seminários com a temática da dança negra no contexto tradicional e contemporâneo. “No final, será realizado um festival com a produção e apresentação dos participantes dos municípios envolvidos”, ressalta.

Conforme Isadora, “Xirê-Dun”, no vocabulário Yorubá, significa festa negra. Ela informa que o cronograma da proposta prevê um encontro com artistas do Uruguai, com foco no intercâmbio de informações. A produtora destaca que, neste projeto, serão trabalhadas à dança, alegria, popularidade, identidade e resgate da história dos negros do Estado. As inscrições serão abertas no dia 23 de junho. As atividades estão previstas para o início de julho.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...