ANO: 24 | Nº: 6058
20/06/2017 Cidade

Coordenaria monitora suspeita de gripe A

Foto: Tiago Rolim de Moura

Doses continuam disponíveis nos postos de saúde
Doses continuam disponíveis nos postos de saúde

O setor de vigilância epidemiológica da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS) está monitorando um caso de suspeita de gripe A em Bagé. O órgão já registrou 15 casos suspeitos entre Bagé, Candiota e Dom Pedrito, sendo que dois foram confirmados com o vírus e já receberam tratamento e alta. Um deles foi a óbito no início de maio em Dom Pedrito.

Conforme a coordenadora de vigilância epidemiológica da 7ª CRS, Cândida Britto, em Bagé, foram quatro casos suspeitos que já foram descartados e um que está sob investigação aguardando o resultado do exame enviado, ontem, para o Laboratório Central do Estado (Lacen). 

Cândida lembra que a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde é que qualquer pessoa que apresentar os sintomas da gripe H1N1, febre, tosse, dores no corpo ou dor de garganta, deve procurar o posto de saúde mais próximo ou o hospital. Somente após avaliação médica, a pessoa será tratada.

A 7ª CRS atende Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul e a vigilância está em constante monitoramento dos casos suspeitos. Os boletins são divulgados na sexta-feira.


Vacina

A campanha de vacinação encerrou no dia 9 de junho, com 80% de cobertura vacinal do público-alvo. A meta nacional de vacinação para os grupos de risco, neste ano, era de 90%. Durante a campanha, foram aplicadas 22.393 doses. Entre o público-alvo, os idosos registraram a maior cobertura vacinal, com 14.817 doses aplicadas. Em seguida, vêm as crianças, com 4.124; trabalhadores de saúde, com 2.054; gestantes, com 1.223; e puérperas, com 175 doses.

O atendimento à população geral continua até acabar o estoque. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B), determinados pela Organização Mundial da Saúde.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...