MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Mesmo com recuperação, preços recebidos pelo produtor estão em baixa

Publicada em 20/06/2017
Mesmo com recuperação, preços recebidos pelo produtor estão em baixa | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Soja foi a cultura que mais influenciou o resultou com 3,5%

O mês de maio fechou com um aumento de 2,09% no Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR). O resultado vem depois da maior queda da série histórica, registrada no mês de abril. A alta não foi suficiente para recuperar as perdas que já somam -16,04% no acumulado do ano e -18,27% nos últimos 12 meses. Os resultados estão no Relatório dos Índices de Inflação dos Custos de Produção e da Receita dos Produtores do Rio Grande do Sul, divulgado pela assessoria econômica do Sistema Farsul. Os produtos que influenciaram o resultado em maio foram milho (2,1%), soja (3,5%), trigo (3,1%) e leite (1,5%). Se em 12 meses o valor recebido pelos produtores apresenta uma desaceleração, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o IPCA Alimentos fazem caminho oposto, registrando inflação de 3,60% e 2,35%, respectivamente.

O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), também medido pela Farsul, apresentou, novamente, deflação. Em maio, o resultado foi de -1,3%, apesar da taxa de câmbio. Os itens que apresentaram maior queda foram os agroquímicos, principalmente herbicidas e fungicidas, que anteriormente se mantinham em alta. Os fertilizantes também apresentaram redução nos preços. No acumulado do ano e em 12 meses, a deflação é de -4,19% e -3,09%, respectivamente. O destaque fica para os herbicidas, que chegaram a -16% nos últimos 12 meses.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br