ANO: 25 | Nº: 6397

Sidimar Rostan

sidimar_frostan@hotmail.com
Editor de política e comentarista da coluna Fogo Cruzado. Jornalista, é especialista em Comunicação e Política e subeditor geral do Jornal Minuano.
20/06/2017 Sidimar Rostan (Editorial)

Um hábito que precisa ser estimulado

A leitura tem o poder de transformar. O hábito de ler amplia o vocabulário e a compreensão de mundo, favorecendo o desenvolvimento de visões mais críticas. Estas vantagens, entretanto, são conhecidas por pouco mais da metade da população, em nível nacional. Precisamente, 56% dos brasileiros, como sustenta a pesquisa "Retratos da Leitura", divulgada recentemente pelo Instituto Pró-Livro (IPL), leem com regularidade. Os cinco mil entrevistados disseram ter lido, em média, 2,54 livros nos últimos três meses, sendo 1,06 do começo ao fim. Os números surpreendem, principalmente quando analisados detalhadamente. 

A metodologia do estudo classifica como leitor quem leu pelo menos um livro nos últimos três meses. Entre os leitores identificados pelo levantamento, 42% disseram ter o hábito de ler a Bíblia. Livros religiosos, contos e romances, aliás, representam 22% da preferência. Publicações didáticas são preferidas por 16% da população, enquanto as infantis são as mais frequentes para 15%. O brasileiro sabe que precisa ler. O estudo aponta que 77% gostaria, inclusive, de ter lido mais. O grande vilão parece mesmo ser a agenda. A falta de tempo foi apontada como limitação por 43% dos entrevistados.

A parcela de brasileiros que simplesmente não gosta de ler é razoável, representando 28% do total consultado pela pesquisa. Outros 13% sustentam que apenas não têm paciência. Mais de dois terços do público ouvido, portanto, entende que a leitura é fundamental. A esmagadora maioria (81%) tem a própria casa como principal local para ler. A sala de aula responde por 25% da preferência, enquanto as bibliotecas concentram 19%. Esta radiografia dos leitores reforça a perspectiva de que ainda existe margem para avançar no terreno do estímulo ao hábito de ler.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...