ANO: 26 | Nº: 9492
21/06/2017 Cidade

Geada antecipa entrada oficial do inverno na região da Campanha

Foto: Eduardo Lima/especial

Oficialmente, o inverno só inicia hoje às 1h24min, mas a geada, característica da estação mais fria do ano, chegou um dia antes. A terça-feira na região da Campanha  amanheceu coberta pelo manto branco, dando as boas-vindas à nova estação. O frio intenso não deve se estender até o final desta semana, já que na sexta-feira a previsão é de temperatura mais amena.

Conforme previsão da MetSul Meteorologia, o frio segue no Estado, tendo a sua intensidade na metade Norte do Estado, principalmente no Planalto e Serra. Porém, as máximas devem ser mais altas que as registradas nesta despedida do outono. Ao longo da quarta, o aquecimento deve ser maior e pode chegar aos 20°C em alguns municípios. O frio deve perder sua força na sexta-feira, com máxima de 25ºC.

El Niño de baixa intensidade

O inverno no Hemisfério Sul, que termina no dia 22 de setembro, às 17h02min, vai ser marcado por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e na maior parte do Norte do País. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste ano as chances de ocorrência do fenômeno El Niño diminuíram no último mês. Mesmo que haja confirmação do fenômeno, ele será de baixa intensidade.

Conforme informações da Agência Brasil, o período também se caracteriza pela chegada de massas de ar frio, procedentes do Sul do continente, que derrubam as temperaturas.

Estradas e aeroportos devem sofrer impactos pela formação de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que reduzem a visibilidade no período da manhã. Com a redução das chuvas, diminui a umidade do ar, que favorece o aumento de queimadas e incêndios florestais, assim como a ocorrência de doenças respiratórias.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...