ANO: 25 | Nº: 6260
21/06/2017 Cidade

Hospitais estão com fila de espera para internação por convênios e SUS

Foto: Tiago Rolim de Moura

Santa Casa está com 100% dos leitos do SUS ocupados
Santa Casa está com 100% dos leitos do SUS ocupados

Com a chegada do inverno, a busca por leitos na Santa Casa de Caridade de Bagé e no Hospital Universitário (HU), da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), teve um aumento significativo. Desde o início do mês de maio, a situação piora a cada semana. Em junho, a Santa Casa chegou a suspender, por um dia, as internações. Agora, as duas instituições estão com fila de espera.

De acordo com o provedor da Santa Casa, Airton Lacerda, a instituição conta com 207 leitos, sendo 150 para o Sistema Único de Saúde (SUS), distribuídos para a parte clínica, cirúrgica, unidade vascular, maternidade, e 57 para atendimento particular e convênios. A maioria das internações é de idosos e crianças com problemas respiratórios, como bronquite, asma e infecção respiratória.

Lacerda conta que os leitos do SUS estão lotados, com exceção da parte vascular e cirúrgica, que estão com 80% da capacidade. A unidade clínica tem uma fila de espera de quatro pessoas. O mesmo acontece nos convênios, em que há uma fila de espera de cinco pessoas. A ala da maternidade do SUS também está com 100% da capacidade. Nos convênios, está com 50% da lotação.

O Hospital Universitário também sentiu o aumento da demanda. No início deste mês, 90% dos 29 leitos estavam ocupados. Agora, a instituição está com a lotação esgotada. Conforme o administrador da entidade, Romário de Almeida, o HU recebe pacientes da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e sempre há fila de espera. “Houve um aumento significativo na busca por leitos, principalmente por pessoas com doenças respiratórias.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...