ANO: 24 | Nº: 6162
22/06/2017 Cidade

Livro reúne textos inéditos do poeta bajeense Ernesto Wayne

Foto: Divulgação

Obra será lançada na próxima terça-feira
Obra será lançada na próxima terça-feira

Em homenagem ao poeta bajeense Ernesto Wayne, o livro "Poemas Colhidos" será lançado na próxima terça-feira, às 18h, na Casa de Cultura Pedro Wayne. A publicação é um compilado de 44 poemas do escritor, organizados pelas jornalistas Naira Wayne Perdomo e Sabrina Lehmann.

Segundo Naira, que é filha do homenageado, a ideia já estava engavetada em sua cabeça por alguns anos, mas só virou realidade no momento em que recebeu a proposta de lançar a obra junto ao evento "Falando em Ernesto Wayne", que marca os 20 anos de falecimento do poeta, considerado um dos expoentes do Grupo de Bagé, movimento artístico que reuniu artistas e intelectuais como os pintores Glauco Rodrigues e Carlos Scliar.

Os textos foram retirados do acervo pessoal de Wayne, a maioria inéditos.

Naira conta que, ao realizar este projeto, percebeu o envolvimento e a vontade das pessoas em ajudar na produção da obra e começou a ver seu pai como o grande autor que ele era. “Foi um resgate, depois de tantos anos, tu começa a perceber a grandeza da pessoa e a se aproximar mais do artista”, declara.

Wayne faleceu em 17 de junho de 1997 em Bagé, onde residia e atuava como professor em escolas do município e na Universidade da Região da Campanha (Urcamp), naquela época chamada de Faculdades Unidas de Bagé (Funba). Ernesto Wayne é tido e reconhecido como o “poeta de Bagé”, embora a sua produção, onde se destacam os sonetos, sua especialidade, circule para além das fronteiras do município.

O lançamento de "Poemas Colhidos" acontece durante o evento "Falando em Ernesto Wayne", promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Casa de Cultura Pedro Wayne, Instituto Municipal de Belas Artes e Biblioteca Pública Dr. Otávio Santos. Outras atrações que marcarão as homenagens ao artista durante o evento serão as apresentações de sonetos, realizadas pelos alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o trio Fernando Moreira, Julinho Pimentel e Niandra Lacerda, que executará música composta por Pimentel com base em poemas do homenageado.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...