ANO: 25 | Nº: 6307
23/06/2017 Cidade

Coleta de sangue acontece amanhã

Foto: Tiago Rolim de Moura

Região utiliza cerca de 200 bolsas de sangue por mês
Região utiliza cerca de 200 bolsas de sangue por mês

Devido a pouca procura pela última coleta e aos problemas anteriores com a falta de local para a ação, os estoques de sangue na região estão muito limitados. Amanhã será feita a coleta de sangue em Bagé, no Posto de Atendimento Médico 1 (PAM 1), na rua Mélanie Granier, nº1240, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h.

O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) é o responsável pela coleta na região e para repor o estoque local, Bagé precisa arrecadar, pelo menos, 100 doações nesta e nas próximas. De acordo com a coordenadora de captação de sangue, Gisele Pinto, a região gasta cerca de 200 bolsas por mês, a última arrecadação contou com apenas 50 doadores. “É preciso que as pessoas se conscientizem, já que sem o sangue não tem como garantir a vida daqueles que precisam de cirurgias e estão nas filas”, alerta.

Para doar é necessário estar bem de saúde e alimentado, pesar igual ou mais que 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade necessitam de autorização dos pais ou responsáveis), estar em um intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres, estar fora do período gestacional (três meses após o parto ou fora do período de amamentação); não ter tido hepatite após 10 anos de idade, não ser portador de epilepsia e não ter diabetes.

Caso algum interessado não possa doar neste mês, as próximas datas de arrecadação serão: 29 de julho, 26 de agosto, 30 de setembro, 21 de outubro, 15 de novembro e 16 de dezembro.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...