MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Moradores do bairro Narciso Suñe reclamam de notificação do Daeb

Publicada em 23/06/2017
Moradores do bairro Narciso Suñe reclamam de notificação do Daeb | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Via tem esgoto a céu aberto

 Cerca de 30 residências da rua João da Silva Tavares, no bairro Narciso Suñe, foram surpreendidas, nesta semana, por uma notificação do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). O documento exige que seja instalada fossa séptica, filtro anaeróbio e instalações hidráulicas nas residências.

De acordo com o aposentado Darcy Rodrigues da Silveira, que vive no local há 18 anos, a determinação obriga os moradores a instalarem o filtro em 60 dias. Ele salienta que a via não tem rede de esgoto e a maioria das casas que tem bueiros foram os próprios moradores que colocaram. “Já tenho fossa no pátio e agora terei que puxar um sistema para a rua”, comenta.

O caso também revoltou o aposentado José Luís dos Santos. O morador informa que recebe um salário mínimo e que não tem condições de realizar a exigência do departamento. Santos mora no local há 30 anos e salienta que os moradores precisaram colocar bueiros nas casas para o esgoto não ficar a céu aberto. “Fizemos o orçamento e precisamos investir quase R$ 1 mil para colocar a fossa e o filtro. Como iremos comer?”, diz.

 A pensionista Santa Araci Pereira Rodrigues, passa pelo mesmo problema. Ela mora na via há 40 anos e enfatiza que a notificação a deixou confusa. “Não sei o que fazer, não tenho condições de fazer a obra”, desabafa.

Posição da autarquia

 De acordo com o diretor geral da autarquia, Volmir Silveira, a notificação para instalação do sistema de tratamento do esgoto doméstico individualizado (fossa e filtro) buscam cumprir o estabelecido no Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC), firmado entre Daeb e Ministério Público, originado de denúncias realizadas pelos moradores da região através do inquérito de nº 00718.00114/2015.

 O diretor frisa que a decisão da implantação de sistema individualizado visa evitar o desague do esgoto in natura nas valetas e córregos, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos moradores e diminuindo o impacto ambiental. “Estamos apenas cumprindo determinação judicial. Porém, estamos abertos para futuros diálogos sobre a questão”, afirma.

 Debate na Câmara de Vereadores
O tema foi levantado, ontem, na Câmara de Vereadores, pelo vereador Lélio Lopes (PT).  O legislador foi procurado pelos moradores da via que pediram apoio para resolver a questão. Os vereadores irão  ao departamento para debater o tema e buscar soluções.   

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br