ANO: 25 | Nº: 6233

Airton Gusmão

redacaominuano@gmail.com
Pároco da Catedral
24/06/2017 Airton Gusmão (Opinião)

Não tenhais medo!

“Ainda que eu atravesse por vales tenebrosos, de nenhum mal terei medo porque Vós, Senhor, estais comigo” (Sl 23).

Atualmente, nos defrontamos com inúmeras situações de maldade e injustiças que provocam dor e sofrimento em muitas pessoas. Políticos corruptos que envergonham o nosso País, o mercado financeiro que lucra à custa da vida de tantas pessoas, as drogas que destroem tantos jovens e famílias, a violência e a disseminação da mentira; enfim, há tantas situações de maldade humana que, muitas vezes, não sabemos como reagir. Nestes momentos, muitos caem no pessimismo, na indiferença, no isolamento, no egoísmo, como forma de defesa diante de tanta maldade.

Mas, eis que Jesus, na liturgia da Palavra deste domingo, nos diz: “Não tenhais medo dos homens, porque não há nada de encoberto que não seja revelado, e não há nada de escondido que não seja conhecido” (Mt 10,26-33). Do que devemos ter medo realmente? Do que devemos nos guardar como discípulos do Senhor? Diante de tudo o que presenciamos no nosso País, qual é a Palavra de Deus para nós? Qual é a postura que Jesus nos pede?

Desde o início da igreja, os discípulos enfrentaram perseguições e tribulações por causa do Evangelho. Jesus, várias vezes, advertiu os apóstolos que eles iriam sofrer pelo Evangelho: “Bem aventurados sereis quando, por minha causa vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós” (Mt 5,12); ou seja, a cruz é uma realidade do discipulado, pois  se quisermos ser fiéis ao Senhor não podemos fugir dela. O mal é um mistério que faz parte da existência humana.

A grande questão que a Palavra de Deus nos coloca é: como lidamos com a maldade presente no mundo? Cada um deve se perguntar: estou buscando tirar a maldade que há, primeiramente, no meu coração, na minha família, no meu trabalho? O que estou fazendo para melhorar a vida das outras pessoas? Jesus garante que toda trapaça, toda mentira no mundo será descoberta, mesmo que não tenha uma “lava jato” para combater os crimes de corrupção; Jesus nos afirma que a justiça e o direito prevalecerão, porque Deus conhece o que há no coração humano e guarda os justos daqueles que insistem em trilhar o caminho do mal. O grande temor que devemos ter diante da maldade no mundo é o de nos afastarmos de Deus; é nos acostumarmos com o pecado simplesmente porque as outras pessoas agem assim.

Jesus sabe que nós nos preocupamos com a nossa sobrevivência, nossa vida corporal, e isto é saudável; mas há algo para além disso, quando lutamos por um mundo mais justo, fraterno, solidário; quando dizemos “não” à tentação da violência, da discórdia, seja com palavras ou ações, estamos cuidando também do nosso interior, da nossa alma que ninguém pode matar, a não ser que permitamos: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (Mt 10,28); e estamos realizando a nossa missão de discípulos missionários do Senhor. O medo das perseguições, a generalização da corrupção, não pode nos impedir de anunciar a Boa Nova, de anunciar a vida plena dada por Cristo; este é o grande perigo que corremos no mundo de hoje, uma vida pautada na mentira, na covardia, por não nos confrontarmos com a nossa verdade, rejeitando a nossa missão de sermos neste mundo uma voz profética e libertadora. Para superar este medo que paralisa o discípulo, Jesus nos convida a confiar em Deus que conhece o coração humano, que conhece os nossos erros, as nossas preocupações e que sempre estará conosco. Jesus promete sua presença entre os seus e, encorajados por este amor de Deus, devemos ser fieis à missão confiada por Cristo.

  Parabéns a nossa Diocese de Bagé que neste domingo celebra 57 anos de criação e também pelos 50 anos da Ação Social Diocesana. Façamos a nossa parte. Sejamos alegres na esperança, fortes na tribulação e perseverantes na oração. Um bom final de semana a todos e até uma próxima oportunidade.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...