ANO: 25 | Nº: 6334
26/06/2017 Caderno 4º Simpósio de Soja 2017

BUSCANDO PRODUTIVIDADE COM RENTABILIDADE

Foto: Arquivo JM

Rodrigo Moglia
Rodrigo Moglia

É com esse tema que pensamos e planejamos o quarto Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha. Colhemos mais uma safra recorde no País e aqui, em nossa região, não foi diferente, a maior já registrada até hoje, mas infelizmente o volume enorme de grãos não se traduz na mesma proporção em rentabilidade e resultado financeiro.

As causas principais são conhecidas, o câmbio depreciado, a grande safra no Mercosul, e a expectativa de uma grande safra de soja nos Estados Unidos derrubaram as cotações em cerca de 30%, se comparados aos preços praticados no ano passado nesta mesma época. E aí vem nossa grande preocupação: se em um ano de produtividades excelentes, não estamos conseguindo a rentabilidade desejada, como fazer quando houver alguma frustração de safra localizada apenas em nossa região?

Não existe uma resposta, mas muitas. Desde a adoção de práticas de manejo, estratégias de comercialização de insumos e da própria produção. E são estas respostas, ou pelo menos parte delas, que pretendemos trazer ao público que estará presente nos dias deste evento.

Entretanto, essas são tarefas de dentro da porteira, que os produtores já vêm adotando cada vez com mais eficiência. Por outro lado, também afetam nossa rentabilidade as deficiências de infraestrutura, as legislações ambientais e trabalhistas extremamente severas, alta carga tributária, e agora, por último, a volta do Funrural. Por isso, estes eventos são também oportunidades para “sermos ouvidos” pela classe política.

Importante registrar nosso agradecimento a todas as empresas e instituições parceiras na realização e divulgação de um evento deste porte, com palestrantes renomados e com entrada franca a todos. Mostra, também, o comprometimento destas instituições/empresas com o sucesso de nossa atividade e o desenvolvimento da região, pois sabem que deste sucesso depende também o seu próprio.

Muito obrigado.

Rodrigo Moglia
(Presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé)

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Carregando...