MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

4º Simpósio de Soja 2017

OS 10 MANDAMENTOS DA PRODUTIVIDADE

Publicada em 26/06/2017
OS 10 MANDAMENTOS DA PRODUTIVIDADE | 4º Simpósio de Soja 2017 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Paulo Dejalma

   Paulo Dejalma Zimmer conheceu a agricultura pelas mãos do seu pai. Na academia, buscou se dedicar a questões mais complexas do setor, sem esquecer a vida no interior e os desafios da produção. Foi professor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - UFPel - durante 12 anos. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da universidade. É consultor e palestrante. Tem como tema de sua palestra “Os 10 Mandamentos da Produtividade”.

   “A relação entre o que é produzido e a quantidade ou o valor dos insumos aplicados à produção, mais conhecida por produtividade, esconde armadilhas. Afinal, o que é ‘insumo aplicado à produção’? Muitos produtores não consideram o capital imobilizado, o custo de oportunidade, a depreciação e até mesmo o próprio trabalho, na análise do custo de produção. Fica-se com a falsa impressão de que existe viabilidade econômica com baixas produtividades, quando de fato o negócio está comprometido, pelo menos no tempo. Daí nossa ansiedade com a questão.”

   O consultor diz que para uma compreensão melhor da viabilidade do negócio, talvez seja preciso usar a taxa de retorno financeiro ou ROI (relação entre a quantidade de dinheiro ganho - ou perdido - pela quantidade de dinheiro investido). “A taxa de retorno sempre será mais atrativa com produtividades elevadas”, conclui.

   Muitos já se convenceram disso e aceitaram o desafio, mas é preciso admitir que esse convencimento é apenas parte do processo. “Creio que ainda estamos falhando muito na identificação dos limitadores da produtividade; no foco, nas estratégias; na percepção de valor de cada insumo, processo, profissional ou fornecedor; e, principalmente, na relação de tudo isso com a produtividade”, finaliza.


1 – Usarás sementes da mais alta qualidade;
2 – Usarás sementes inoculadas e tratadas com perfeição;
3 – Cuidarás do leito de semeadura;
4 – Regularás a plantadeira, cuidarás da velocidade do processo e acompanharás com métrica;
5 – Ocuparás todos os espaços da sua lavoura com plantas vigorosas e sadias;
6 – Protegerás todas as folhas, vagens e plantas;
7 – Evitarás o coeficiente de compensação;
8 – Previamente à colheita, farás um inventário registrando acertos e erros (limitadores);
9 – Terás foco nos seus limitadores de produtividade;
10 – Cultivarás relações pessoais e comerciais com parceiros comprometidos com a produtividade.


   "Os 10 mandamentos da produtividade surgiram da necessidade que encontrei de melhorar a comunicação nas minhas palestras e treinamentos e também da necessidade de deixar uma mensagem que organizasse a informação ao final de cada trabalho. Além disso, esses mandamentos deixam bem claro que não há um “botão mágico” para a produtividade. Espero que o produtor aceite o desafio da produtividade".

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br